Você sabe o que é outsourcing? Pense na seguinte situação: sua empresa oferece um excelente produto ou serviço e tem conquistado cada vez mais clientes, expandindo sua atuação no mercado. No entanto, existem alguns setores dentro do negócio que não fazem parte de sua atividade central e, mesmo assim, têm consumido boa parte do orçamento.
Diante dessa situação, o outsourcing surge como uma solução prática e efetiva. Esse processo conquista cada dia mais organizações nos mais diferentes nichos de mercado, com impactos positivos no orçamento da empresa e na otimização de processos e custos operacionais.
Ficou curioso sobre o assunto? Descubra a seguir o que é outsourcing e como ele pode impactar positivamente os resultados de seu negócio.
O que é outsourcing?
É comum que as empresas utilizem a terceirização de serviços de atividades rotineiras, que não estão ligadas diretamente à vocação do negócio. Temos como exemplo as atividades de segurança, logística, transporte e limpeza. Além do ponto de vista econômico, a terceirização dessas atividades permite que a gestão da companhia se concentre no core business, em outras palavras, no produto/serviço que ela oferece.
Mas e o outsourcing? Ele também pode ser considerado um tipo de terceirização. O seu grande diferencial é que ele oferece soluções estratégicas focadas nas suas necessidades, ou seja, você transfere áreas importantes do seu negócio para quem é referência no mercado e pode oferecer resultados inovadores para sua empresa.
Quais são as vantagens do outsourcing?
Ainda não ficou convencido sobre os benefícios do investimento em outsourcing? Talvez estas vantagens possam fazer com que você mude de ideia, vamos lá?
1. Profissionais com expertise à sua disposição
Os setores estratégicos do negócio requerem uma equipe qualificada para o desempenho das atividades. Você sabe que o problema é que nem sempre é simples e barato montar um time de ponta, não é mesmo?
É aí que surge uma grande vantagem do serviço de outsourcing, pois ele vai oferecer à sua empresa profissionais que têm toda expertise necessária na área em questão, sem a necessidade de processos seletivos e a um custo mais reduzido que a contratação tradicional.
2. Serviço especializado sob medida para sua empresa
Quando dizemos que outsourcing é um tipo de terceirização estratégica, significa que ele vai funcionar considerando as necessidades específicas do seu negócio. Tudo isso acontece a partir de uma análise cuidadosa de cada situação, oferecendo soluções para otimizar ou renovar a forma como sua empresa tem atuado até então.
O outsourcing também pode funcionar para a contratação específica do serviço de um especialista por um curto período de tempo. Imagine, por exemplo, que sua empresa precise de um programador altamente qualificado para executar alguns projetos.
É muito mais vantajoso contratá-lo apenas até a finalização desses projetos do que investir em uma contratação onerosa, ou mesmo na admissão de um profissional menos experiente.
3. Acesso às inovações disponíveis no mercado
Nem sempre é possível ter acesso às tecnologias de ponta em software ou hardware, seja por conta dos altos custos desses recursos, seja pela ausência de profissionais especializados para trabalhar nesses setores.
Para que sua empresa não fique atrás em inovação e consiga manter a competitividade em relação à concorrência, o outsourcing pode ser uma alternativa para o processo de implementação de novas tecnologias em um tempo menor. E, dependendo do outsourcing adquirido, ainda é possível contar com a manutenção e atualização dos serviços.
4. Redução de custos
Em algumas situações, sua empresa até consegue identificar as falhas que têm levado ao aumento dos custos, mas não sabe como implementar medidas que promovam a economia na prática de setores indispensáveis ao negócio.
Com o auxílio do outsourcing, será possível otimizar os processos estratégicos em setores vitais do negócio e, desse modo, contribuir para a redução efetiva de custos, sem comprometer o funcionamento dele.
5. Otimização dos resultados
Quando você delega uma área estratégica do negócio ao outsourcing, você obtém uma melhor produtividade a um menor custo. Só que as vantagens não param por aí, afinal, essa melhor produtividade será convertida em melhores resultados aos seus clientes.
Isso sem falar que a parceira com o outsourcing pode oferecer à sua empresa a possibilidade de expandir em novas estruturas de trabalho mais adaptáveis e flexíveis à dinâmica do mercado.
Em quais setores podemos utilizar o outsourcing?
Em princípio, todos os segmentos estratégicos de sua empresa ligados ao core business podem adotar o serviço de outsourcing. Quer ver alguns exemplos?
Recursos humanos
O outsourcing na área de recursos humanos não significa necessariamente a redução de equipes ou corte de funcionários, mas a adição de um parceiro especializado em oferecer as melhores soluções para esse setor. Nesse caso, o outsourcing pode atuar na gestão total ou parcial das atividades relacionadas ao departamento de RH, como o recrutamento e seleção de novos profissionais.
Marketing e vendas
Nem sempre é vantajoso ou estrategicamente possível manter um departamento de marketing dentro da organização, por isso, o outsourcing de marketing e vendas é um dos mais utilizados no mercado atualmente. Baseando-se nas informações fornecidas pelo cliente, a empresa de outsourcing contratada elabora e implementa as ações de marketing e vendas, tais como branding da marca e divulgação de produtos e serviços.
Planejamento estratégico
O setor do planejamento estratégico é uma área-chave, independentemente do nicho de mercado. Aqui, o outsourcing pode funcionar não apenas fornecendo profissionais altamente qualificados, como também pode dispor de softwares de gestão capazes de contribuir para um aumento significativo do faturamento.
TI e informática
A empresa de outsourcing pode ficar responsável pela gestão e análise dos dados, instalação de equipamentos e softwares para otimização de tarefas e processos, bem como a assistência técnica.
Telecomunicações
A prática de outsourcing na área de telecomunicações tem se mostrado como uma excelente alternativa para fugir daqueles problemas recorrentes na telefonia empresarial. Entre os impasses mais comuns enfrentados pelas empresas com suas operadoras de telefonia estão os altos custos com o serviço, desatualização de recursos e sistemas, descumprimento de cláusulas contratuais e erros de cobrança.
A contratação de um serviço de consultoria em telecom vai ajudar a acompanhar de perto a relação de sua empresa com a operadora em questão e escolher os cenários, preços e tarifas mais adequados para o seu negócio.
Você descobriu o que é outsourcing e viu como ele ajuda o seu negócio a obter maior agilidade e economia. Não se esqueça de procurar por uma empresa de outsourcing que tenha expertise no mercado e que disponha dos recursos necessários para que sua empresa se torne cada vez mais forte e competitiva.
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