O que você precisa saber sobre telefonia empresarial - Blog da Deet

Independentemente da área de atuação, as empresas estão em busca de soluções inovadoras, que contribuam para conquistar o seu espaço no mercado e, ao mesmo tempo, promovam a redução de custos. Nesse sentido, conhecer as possibilidades de economizar com telefonia empresarial pode ser determinante nesse processo.

Para que o seu empreendimento cresça continuamente e garanta maior produtividade, é preciso escolher um plano de telefonia perfeito para as suas necessidades. Sobretudo, é necessário utilizar estratégias favoráveis à gestão de telefonia, de modo a usufruir de seus maiores benefícios.

Continue a leitura e descubra como a correta utilização da telefonia empresarial pode influenciar o desenvolvimento de sua instituição e garantir mais economia, sem perder a qualidade dos serviços! Acompanhe!

Qual a diferença entre telefonia empresarial e pessoal?

O plano empresarial de telefonia só pode ser adquirido por pessoas jurídicas. Geralmente, eles fazem parte da modalidade pós-paga, quando a instituição utiliza os serviços primeiro e as faturas são enviadas mensalmente para que o pagamento seja efetuado.

Nesse tipo de serviço, não há limite para a quantidade de números ou de ramais, que são fornecidos conforme a necessidade ou o perfil da empresa contratante. Também há a opção por pacotes de serviços compartilhados, que pode representar mais economia para a sua empresa.

Se por exemplo, você contratar 5 mil minutos mensais, poderá usá-los em várias linhas simultaneamente, porém, cada operadora tem um tipo de plano, seja compartilhado, seja individual.

Outro recurso interessante são as ligações intragrupos — um serviço que permite fazer somente ligações internas. Dependendo da operadora e do plano contratado, essas ligações podem não ter custo algum.

Diferentemente do empresarial, os planos pessoais são mais limitados em alguns aspectos e, em geral, contam com menos benefícios que os corporativos. A maior desvantagem é que a empresa não pode gerir ou controlar os serviços e custos da linha (que podem incluir cobranças indevidas em telefonia).

Outra desvantagem é não conseguir resolver problemas de forma centralizada. Isso significa que, quando ocorre um problema de cobertura com as linhas, por exemplo, cada um dos colaboradores deverá entrar em contato com a operadora para resolvê-los. Por outro lado, no plano empresarial, basta uma ligação da empresa para isso.

Outra diferença é que a telefonia pessoal pode ter a modalidade pré-paga, por meio de inserção de créditos antecipados. Além disso, ela é vinculada ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), enquanto o contrato com empresas só é feito mediante o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Quais os benefícios da telefonia empresarial?

Em um mercado em que o padrão de qualidade rege valores e a competitividade assume o leme, é fundamental priorizar investimentos nos setores que implicam maior influência nas diretrizes voltadas ao atendimento ao cliente.

Nesse contexto, os setores de comunicação não podem ser ignorados, tendo em vista a importância desse serviço e a sua influência na experiência do cliente, seja pelo contato via internet, seja por telefone.

Assim, além das vantagens de propiciar meios para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, a telefonia empresarial garante ainda outros benefícios, como a possibilidade de adesão a planos que representem redução de custos.

Além dessas, outras vantagens importantes são:

  • possibilita a utilização de serviços ilimitados, como pacotes de dados, SMS, ligações locais e interurbanas personalizadas para cada colaborador;
  • possui mais opções de planos e serviços que as pessoas físicas;
  • tem mais prioridade no atendimento de suporte para atender à demanda;
  • possibilita maior controle dos gastos.

Quais os cuidados na hora de contratar um plano?

Em uma rotina corporativa, o investimento em tecnologias de comunicação é imprescindível para garantir uma posição de destaque ao seu empreendimento. Afinal, atualmente, uma empresa se torna mais competitiva quando é reconhecida pelo usuário e respeitada pelo concorrente.

Sendo assim, o cuidado na contratação dos serviços considerados essenciais pode definir o rumo de seu negócio. Porém, não é muito fácil escolher corretamente um plano e uma operadora adequados ao perfil da empresa. Nesse sentido, observe os aspectos mais importantes na hora da contratação desse tipo de serviço:

Faça um planejamento adequado

Considere a demanda da comunicação interna e externa durante o mês. Faça uma avaliação da quantidade de minutos necessários para que seus funcionários consigam contatar clientes e fornecedores.

Escolha um plano conforme seu horário de atendimento

Na hora de escolher seu plano, fique atento a esse detalhe, pois muitas operadoras, mediante promessas surreais, tentam vender planos que não condizem com o perfil da empresa. Por exemplo, para quem trabalha em horário comercial, quais seriam as vantagens de um plano que ofereça tarifas reduzidas à noite?

Avalie a necessidade do pacote de dados

Qual é o tipo de atendimento mais utilizado por seus colaboradores? Eles ficam mais tempo conectados ou a demanda por ligações telefônicas é maior? Essa avaliação pode ajudá-lo a decidir os limites do seu pacote de dados e, assim, evitar gastos desnecessários.

Confira a quantidade de aparelhos realmente necessários

Para evitar excessos, é preciso estimar a quantidade de aparelhos e ramais que serão necessários. Por isso, antes de assinar seu contrato de telefonia empresarial, verifique se cada colaborador realmente precisa de um aparelho ou ramal próprio.

Considere a cobertura para roaming

Se a sua empresa tem filiais em outros estados ou presta serviços em diferentes cidades, vale considerar a cobertura do plano em relação a ligações para DDD diferentes. Fique atento para que isso não seja adicionado à sua fatura. Ou seja, fuja das taxas de roaming, pois elas podem significar custos extras à sua conta mensal.

Como economizar com os serviços de telefonia empresarial?

Em tempos de crise, a palavra de ordem é economizar no que for possível. E no mundo corporativo, mais do que nunca, esse é um momento ideal para viabilizar medidas que sinalizem redução de custos nos setores de telecomunicação.

Então, se você sofre pressão para diminuir custos em sua empresa, nada melhor do que formalizar um melhor controle de gastos. Avalie a possibilidade de economizar mediante a utilização adequada dos serviços de telefonia e reduzir o risco de perdas. Isso pode fazer muita diferença em seu orçamento mensal.

Mas, se a sua liderança não confia nos consultores e nem nos gerentes das operadoras que vendem os planos ou serviços, siga por outro caminho. A solução mais viável é a contratação de uma empresa com experiência em gestão de telefonia e que negocie as melhores opções de planos e tarifas diretamente com a sua operadora.

Dessa forma, você poderá alcançar maior estabilidade econômica com a telefonia empresarial, pois ajustará o trabalho de seus colaboradores conforme o padrão exigido por essa consultoria em telecom e, com isso, aumentará as chances de obter resultados mais significativos em todos os segmentos de sua empresa.

Gostou de saber como a gestão em telefonia empresarial pode trazer mais economia para o seu empreendimento? Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn e veja mais novidades!

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