Como funciona uma consultoria em telecom? - Blog da Deet

Não é difícil entender os motivos que colocam o mercado de consultoria em telecom no topo dos serviços mais procurados nas últimas décadas. Analistas afirmam que mais da metade das faturas corporativas resultam em gastos desnecessários ou cobrados indevidamente.

Sendo assim, é preciso minimizar os reflexos desse problema, cujas vertentes sinalizam uma lacuna que pode adquirir dimensões preocupantes, caso não seja freada. No entanto, as instituições já perceberam que a contratação de uma consultoria pode garantir medidas mais concretas para solucionar essa questão.

Se você quer saber mais sobre a importância desse trabalho na redução dos custos operacionais que envolvem os processos de comunicação interna e externa de sua empresa, acompanhe este artigo. Boa leitura!

Como funciona a consultoria em telecom?

Em linhas gerais, a consultoria em telefonia empresarial é um serviço que objetiva um melhor controle do consumo e também a eficácia do gerenciamento dos serviços de telefonia empresarial.

Para garantir resultados mais expressivos, uma proposta de consultoria integra o serviço de gestão à redução de custos e à auditoria, pois assim é possível resolver o problema do consumidor em todas as frentes. No entanto, o cliente pode escolher a área que mais necessita de soluções e, assim, usufruir de maiores benefícios com a terceirização dos serviços.

O foco principal do gerenciamento é realizar ações para solucionar as dificuldades e os problemas referentes à telefonia fixa, móvel e link de dados. Dessa forma, é estabelecido um plano de ação para buscar uma solução mais rápida e viável — o projeto é criado com foco na real necessidade da empresa, mediante uma análise dos indicadores de despesas.

Quais os principais processos de uma consultoria?

Para conquistar reconhecimento e prestígio, uma consultoria em telecom deve ter como prioridade entregar o melhor resultado ao cliente. E para atingir essa meta, alguns parâmetros merecem atenção.

Observe, então, os principais processos que envolvem a consultoria para redução de custos:

  • análise do perfil do cliente para avaliar o tipo de consumo;
  • solicitação de propostas feitas diretamente às operadoras;
  • comparação de cenários, incluindo propostas de preços e tarifas;
  • negociação direta com as operadoras em busca da melhor solução;
  • acompanhamento mensal para verificar se as tarifas aplicadas estão corretas;
  • comparação das contas retroativas com a atual para avaliar o percentual de redução de custos.

Por que a consultoria em telecom auxilia na redução de custos?

Por diversas razões, o serviço de telecomunicação de nosso país é um dos mais caros do mundo e o recordista em reclamações. E essa realidade parece cada vez mais preocupante, conforme o ranking de reclamações divulgado recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Logo, pagar tarifas indevidas — ou, até mesmo, abusivas — pela utilização de um serviço assim pode ser considerado injusto.

Por isso, se a sua instituição está gastando mais do que acredita ser o razoável, adotar medidas para reverter essa situação pode ser o caminho mais curto para diminuir prejuízos desnecessários.

Uma das vantagens da consultoria é a melhor utilização dos recursos, sem reduzir a qualidade da prestação de serviços contratados pela sua operadora. E se você tem preferência por uma determinada prestadora ou por um serviço específico, os valores das taxas serão avaliados e negociados pelos consultores.

Nesse sentido, a reversão dos prejuízos resultantes de erros em fatura, de utilização indevida ou de eventual deslealdade nas cláusulas dos contratos será percebida já no primeiro mês. Isso porque o processo é acompanhado pelos consultores, com vistas à garantia do cumprimento do acordo estabelecido entre as partes.

Agora que você já sabe como a consultoria em telecom auxilia na redução de custos entre em contato com a Deet e conheça nossas soluções!

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