Descubra por que sua empresa precisa do outsourcing de telefonia - Blog da Deet

Delegar o cumprimento de tarefas é uma prática necessária e bastante comum na rotina empresarial, mas nos últimos tempos a ideia de terceirização vem ganhando novos contornos e uma importância muito grande para a competitividade dos negócios.

Hoje, não se trata simplesmente de contratar os serviços de uma empresa para executar atividades meramente administrativas, como a limpeza. Temos o outsourcing de telefonia e diversas outras estratégias vitais para a obtenção de bons resultados. Você já conhece os benefícios dessa nova forma de gestão?

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda de uma vez por todas porque a terceirização do setor de telecom é uma excelente aposta para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é outsourcing?

A tradução literal da palavra outsourcing é um tanto confusa, significa “fonte de fora”. Contudo, o seu conceito prático é bastante comum e simples de ser entendido — trata-se da terceirização de serviços de uma empresa, isto é, delegar a execução de determinadas tarefas a uma fonte externa especializada no assunto.

A ideia do outsourcing vem sendo adotada há um bom tempo no nosso país, a diferença é que, antes, apenas atividades que não estavam relacionadas ao foco do negócio, ou seja, à sua finalidade principal, eram terceirizadas. Então, era normal se deparar com a terceirização de serviços como:

  • limpeza;
  • alimentação;
  • logística, dentre outras.

Mas, com o passar dos anos e a modernização das técnicas empresariais, o outsourcing foi ganhando espaço no chamado core business da empresa e hoje acontece em qualquer área com o intuito de promover uma parceria que gere os melhores resultados.

Como funciona o outsourcing de telefonia?

O investimento em outsourcing na área de telecomunicações tem se mostrado uma excelente alternativa para driblar diversos impasses que as empresas enfrentam com as operadoras de telefonia, sobretudo os altos custos com a prestação do serviço, as cláusulas contratuais abusivas e os erros de cobranças.

A contratação de uma consultoria em telecom potencializa as operações de comunicação à medida que traça os planos de melhor custo-benefício para o cenário da empresa. O outsourcing de telefonia é, portanto, uma forma de extrair o máximo de produtividade com os menores custos, tudo isso sem ter preocupação com manutenção e atualização dos serviços.

Quais as vantagens para a empresa contratante?

As vantagens do outsourcing estão relacionadas às características de cada negócio, mas podemos adiantar algumas que se aplicam a todos eles.

Praticidade

As empresas de outsourcing naturalmente têm um domínio maior da área em que atuam e os métodos de trabalho utilizados por elas já tiveram sua eficiência testada e aprovada por profissionais competentes — tudo será planejado para funcionar da forma mais prática possível.

Desse modo, a responsabilidade de acompanhar os índices de produtividade, propor ações para corrigir os pontos fracos, enxugar o orçamento é toda da empresa de outsourcing. A única preocupação do gestor será monitorar o cumprimento das metas e prazos pela contratada.

Otimização do tempo

O outsourcing de telefonia é uma solução que auxilia no fornecimento e na manutenção de equipamentos, na gestão das faturas e dos contratos de telefonia da empresa, na negociação de condições mais favoráveis junto às operadoras, no controle de cobranças indevidas e diversas outras ações que tomam bastante tempo do gestor.

Com a terceirização, além da maior disponibilidade para a tomada das decisões mais importantes, também não há necessidade de preparar seus colaboradores para lidar com as questões de telefonia ou de criar um departamento próprio para isso. Todas as ações necessárias estarão sob responsabilidade de especialistas nessa função.

Uso de tecnologias

Outro ponto bastante relevante sobre o outsourcing de telefonia diz respeito ao acesso do que há de mais moderno em tecnologia de hardware e software para o setor. Quando não se tem a assessoria dos experts no assunto, muitas inovações podem passar despercebidas ou o custo de aquisição pode ser excessivamente elevado impedindo a empresa de arcar com a estrutura.

Assim, para que o seu negócio se mantenha competitivo no mercado, é válido considerar a terceirização como um caminho mais curto e eficiente para o alcance das metas.

Aumento da competitividade

A necessidade de recrutar os melhores colaboradores é uma questão prioritária em qualquer tipo de empreendimento, independentemente de ele ser de pequeno porte ou uma grande organização. Ainda que essa etapa seja bem-sucedida, manter um alto desempenho em todos os setores consiste numa tarefa muito difícil. Nem o próprio gestor tem o mesmo nível de habilidade em todas as áreas.

Esse é motivo pelo qual o outsourcing vem ganhando tanta força no mercado empresarial. Quando você coloca uma área de baixa performance sob a administração de profissionais com expertise no assunto, o conjunto ganha equilíbrio e a força competitiva do seu negócio é elevada.

Otimização na aquisição de aparelhos e linhas

A terceirização do setor de telefonia também vai trazer benefícios em um ponto muito relevante — a aquisição e a reposição de aparelhos e linhas. Tudo será planejado de maneira rápida e eficiente adequando a utilização dos serviços à real necessidade do empreendimento.

Para quem lida especificamente com essa área, é mais fácil identificar melhores oportunidades de negócio, bem como quando determinado serviço pode ser dispensado. Ademais, uma assessoria especializada vai manter o fluxo das suas operações sempre em funcionamento, sem problemas para a comunicação interna e externa (com seus clientes e fornecedores).

O outsourcing de telefonia é sinônimo de inteligência na gestão de telecom de uma empresa. Ele garante não só a economia, como também a prestação de um serviço condizente com os valores contratados. Esse novo conceito de terceirização de atividades vitais é um diferencial para o sucesso das estratégias de qualquer organização.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a terceirização do telecom não implica em mais gastos por se tratar da contratação de uma empresa para gerir uma área específica; ela é sinônimo de economia.

As informações deste post foram úteis para você entender a relevância do outsourcing de telefonia nos resultados de uma empresa? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras dicas quentes como essas!

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