Os serviços de telecomunicações ajudam a impulsionar a vantagem competitiva de uma empresa. Com uma infraestrutura eficiente, com base em sistemas inteligentes e adequados para atender à demanda da companhia de forma personalizada, é possível ganhar excelência, aproveitar ao máximo os recursos e, assim, gastar cada vez menos.
Neste post, você vai entender como uma gestão bem-sucedida de telecom pode afetar positivamente sua atividade. Acompanhe e confira!
Qual a importância das telecomunicações para a empresa?
Os serviços de telecomunicações desempenham um papel fundamental para qualquer empresa. Isso porque, eles fazem a interação entre os principais pilares do funcionamento de um negócio — gestores, colaboradores, fornecedores e clientes. Quando esse setor é bem administrado e tem assessoria especializada, seus ganhos refletem no balanço final. Dessa forma, evitam-se cobranças indevidas, desperdícios, abusividade contratual e outros, o que reflete diretamente na lucratividade.
Mais do que um recurso para auxiliar na redução de custos, a gestão de telecom é um excelente instrumento para otimizar o desempenho da equipe. Isso é possível porque traz novos insights para corrigir as falhas que comprometem a produtividade. Com uma administração mais precisa, é possível mensurar o desempenho das equipes por meio de relatórios que apontam a média de tempo gasto para atender cada cliente, bem como a quantidade de chamadas atendidas e perdidas.
Outro aspecto importante da gestão de telecom é a possibilidade de controlar os gastos individuais dos funcionários, monitoramento o fluxo de ligações e avaliar a obediência ao limite de cotas.
Quais são os principais serviços de telecomunicações?
Telefonia fixa
A telefonia fixa é a base da comunicação da grande maioria dos empreendimentos. Ela é um dos principais instrumentos para o atendimento ao cliente, o contato com fornecedores e até a comunicação entre os colaboradores dentro e fora da empresa. Curiosamente, boa parte dos consumidores associa a linha fixa à credibilidade da marca.
Nesse contexto, o que existe em comum para qualquer negócio é a necessidade de um serviço de qualidade que não atrapalhe o funcionamento das atividades. Porém, a demanda por esse tipo de ferramenta será determinada de acordo com as características de cada organização.
É preciso levar em conta, por exemplo, o número de funcionários que utiliza o telefone fixo para exercer suas funções, bem como a quantidade de salas, para determinar o número de linhas telefônicas necessárias.
Igualmente importante é considerar o destino das ligações para optar pela franquia mais compatível com o consumo da empresa. Se existe uma quantidade relevante de chamadas para outros estados ou países, por exemplo, não é viável assinar o mesmo plano de quem faz apenas ligações locais.
Internet de banda larga
No que diz respeito ao pacote de internet, que geralmente integra o plano de telefonia contratado, um dos principais pontos a ser considerado é a velocidade exigida para o funcionamento pleno das operações da empresa. Dessa forma, é mais fácil evitar instabilidades no sistema e problemas de queda da rede.
Outro aspecto relevante é a estimativa de consumo do serviço — isto é, a quantidade de downloads e uploads necessária, especialmente quando o wi-fi é oferecido aos clientes. Analisar todos esses aspectos é decisivo para contratar o serviço adequado às necessidades e evitar lentidão, falhas e o consequente acúmulo de tarefas.
Telefonia móvel
Os celulares corporativos são peça-chave nos serviços de telecomunicações de uma empresa. São ele que garantem a agilidade na troca de informações quando os gestores e os colaboradores precisam se informar sobre acontecimentos urgentes ou tomar alguma decisão.
A diferença para uma linha móvel particular é, basicamente, as condições oferecidas. Como o fluxo de ligações é bem mais intenso, as operadoras de telefonia oferecem condições especiais: com tarifas reduzidas, compartilhamento de minutos entre as linhas, tarifas menores quando o limite do plano é excedido e outras.
Armazenamento de dados
Nesta era digital, existe uma grande facilidade para a troca de informações: nas interações com os clientes, nos negócios com fornecedores ou nos dados produzidos no dia a dia da empresa. Daí surge a preocupação com a segurança desse conteúdo, o que também deve ser definido na escolha da contratação dos serviços de telefonia.
Em que local os dados serão armazenados? Qual o procedimento e a frequência dos backups? Qual o nível de proteção oferecido às informações? Esses são os principais questionamentos que o gestor deve fazer.
Rádios corporativas
A rádio corporativa é uma estratégia de marketing bastante eficiente para a comunicação interna de uma empresa. Com ela, é possível distribuir conteúdos relevantes para aumentar o engajamento dos colaboradores de forma a garantir impactos positivos na produtividade e nos resultados das vendas, entre outros benefícios.
O sistema de rádio indoor também pode ser utilizado como facilitador para promover o diálogo entre clientes, fornecedores e parceiros. Trata-se de um serviço que muitas vezes funciona como um canal para divulgar ações como:
- promoções;
- serviços;
- produtos;
- entretenimento;
- comunicados para a equipe;
- conteúdo informativo.
Além disso, ele se encaixa nos mais variados tipos de negócios. Dessa maneira, o sucesso da estratégia depende do planejamento e da execução das ações de marketing, da elaboração de uma programação bem estruturada e do seu alinhamento com outras tecnologias.
Internet das coisas
A Internet da Coisas (IoT) ou Internet Industrial é uma tendência que ganha cada vez mais destaque para ser implementada no cenário industrial, isso porque com a incorporação de tecnologias de automação tornam os processos cada vez mais eficientes.
Com essa ferramenta, o gerenciamento de toda a cadeia de produção, da distribuição dos produtos nos pontos de venda, monitoramento de frotas e profissionais de campo vão contar com a comunicação de máquina a máquina. Uma estratégia que depende da prestação de serviços de telecomunicações satisfatórios.
Hoje em dia, o mundo empresarial tem, à disposição, inúmeras tecnologias para auxiliar na otimização das atividades de um negócio, tal como acontece com os serviços de telecomunicações. Com soluções inovadoras, é possível encontrar respostas para o que atrapalha o desempenho e, assim, traçar novos rumos para alcançar os objetivos.
Gostou deste post? As informações foram úteis para esclarecer a importância que os serviços de telecomunicações têm para os resultados de uma empresa? Então, siga nossas páginas nas redes sociais — Instagram, Facebook e LinkedIn —, e conheça outras dicas para manter seu setor de telecomunicações bem estruturado.