Big data em telecom: saiba como gerar valor para os seus negócios - Blog da Deet

A transformação digital trouxe ao mundo corporativo um volume enorme de dados a serem processados e analisados. Absorvê-los e convertê-los em informações é, no entanto, um grande desafio para as empresas.

Uma área que despende muitos custos e precisa gerar valor é a telefonia. Por isso, o big data em telecom é um importante aliado. Quer saber mais sobre esse método e como ele pode trazer benefícios para o seu negócio? Veja agora mesmo!

O que é big data?

O conceito de big data surgiu na primeira década dos anos 2000, correspondendo ao conjunto de dados, em grandes volumes, que se acumula cada vez mais rápido. Pode-se dizer que ele é um ecossistema de bases geradas pelas empresas, pessoas e aparelhos — os “grandes dados”. A definição de big data se desdobra no que são chamados 5 V’s:

  • volume: a quantidade de dados gerados diariamente é impressionante. Segundo estudos da consultoria EMC, em 2020, esse volume deverá alcançar a marca de 40 Zettabytes (ou 40 trilhões de Gigabytes);
  • velocidade: a transmissão desses dados é extremamente rápida, portanto, precisa ser tratada de forma veloz — em algumas situações, até mesmo em tempo real;
  • variedade: as informações chegam nos mais variados formatos, como textos, áudios, vídeos, entre outros, e processá-las costuma ser trabalhoso. Todavia, essa diversidade é muito útil para as análises;
  • veracidade: o quanto as informações são confiáveis? Diante da quantidade de dados obtidos, é essencial o máximo cuidado em seu tratamento para não se perder;
  • valor: de nada adianta um alto volume de material se ele não tem utilidade. Os dados coletados devem gerar valor para que tenham um propósito.

É importante ressaltar que acumular uma imensa quantidade de dados só faz sentido se eles forem utilizados para ações e tomadas de decisões da empresa. Caso contrário, não passa de armazenamento.

Classificação dos dados

Para uma boa avaliação, os dados devem ser organizados e divididos em dois tipos:

  • dados estruturados: são aqueles que têm uma arquitetura, como categorias, perfis, contatos, etc. São geralmente recebidos por meio de bancos, como CRM’s, e facilmente processados;
  • dados não-estruturados: não podem ser organizados em linhas e colunas. São os vídeos, áudios, e-mails e arquivos fechados como PDF’s. São de difícil processamento em função de seus formatos, mas, costumam corresponder ao maior volume gerado.

Por que usar big data?

O que fazer com todos esses dados? As soluções de big data visam trabalhar essas informações com o intuito de transformá-las em insights que levam à ação. Trata-se da transformação do conjunto de dados aleatórios em conhecimento estratégico e diferencial corporativo. Algumas de suas funcionalidades são:

  • identificar padrões;
  • detectar fraudes;
  • explorar novas oportunidades;
  • reduzir custos.

Como analisar os dados?

Existem 4 tipos de análises que podem ser feitas. Abaixo, conheça um pouco melhor cada uma delas.

Análise preditiva

Por meio da análise preditiva, é possível identificar padrões e se antecipar aos acontecimentos. É o tipo de diagnóstico mais utilizado. Com ele você vai, em posse dos cruzamentos, traçar os cenários possíveis e estabelecer as tomadas de decisões da empresa sem “achismos” e em conformidade com os parâmetros levantados.

Análise prescritiva

Embora siga a mesma linha da preditiva, a análise prescritiva tem objetivos diferentes: a primeira verifica tendências e a segunda, as consequências. Com base nos históricos e apontamentos, é possível estabelecer os critérios utilizados, entender quais efeitos determinada ação trará para o negócio e, assim, atuar de forma acertada.

Análise descritiva

Essa análise está centrada nas informações em tempo real — ou seja, no presente —, a fim de fornecer elementos que embasem as ações estratégicas com mais segurança por meio do cruzamento de dados. Ela é muito útil para análises de crédito, avaliação de perdas de clientes ou mau desempenho da equipe de vendas.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica, por outro lado, se fundamenta na coleta de dados e no cruzamento de informações sobre determinado tema, identificando os fatores que influenciaram o resultado final. Muito utilizada na área comercial, ela é igualmente relevante para compreender quais fatores precisam de ajustes para alcançar os objetivos.

Qual é a importância do big data em telecom?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o big data e suas aplicações, que tal entender como isso afeta o setor das telecomunicações?

Segundo uma pesquisa da Hootsuite e da We Are Social, mais da metade da população do mundo (53%) tem acesso à internet; os pontos de acesso mais utilizados são os smartphones (52%) e, ainda, o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo online (em torno de 9h14min por dia).

Essas estatísticas mostram a quantidade de dados que a tecnologia móvel gera diariamente em todo o mundo — o que deixa um rastro de informações dos usuários com volumes gigantescos. Nesse cenário, as operadoras já começaram a utilizar o big data para aumentar a competitividade. Além da absorção desses conhecimentos para aperfeiçoar seus produtos e o relacionamento com os clientes, elas começaram, também, a comercializar tais bases.

Como utilizar o big data em sua empresa?

Como trazer todas essas vantagens do big data em telecom para sua empresa? Entre os pontos citados anteriormente, um em especial pode gerar valor tangível para o seu negócio: a redução de custos com telefonia. Por meio de análises minuciosas das informações disponíveis e da extração de dados relevantes, é possível tomar uma série de ações, como:

  • avaliar os principais gargalos de gastos;
  • criar ações antecipadas para viagens (ligações em roaming);
  • direcionar melhor os pacotes de voz e dados, de acordo com a utilização;
  • verificar falhas e fraudes nas contas;
  • averiguar a utilização indevida ou inadequada de funcionários;
  • implementar sistemas de gestão;
  • fazer projeções de aumentos ou decréscimos;
  • programar a substituição de equipamentos;
  • identificar melhorias.

O mundo digital impulsionou movimentos sem volta no ambiente corporativo. A quantidade de dados gerados é colossal — e é necessário analisá-los de forma adequada para trazer benefícios para o seu negócio.

Mensurar e usar essas informações é útil para as tomadas de decisões estratégicas, contribuindo para o gerenciamento de ações e reduções de custos. Por se tratar de uma área de extrema relevância nas empresas, a telefonia exige atenção e acaba por gerar gastos que podem ser melhor aproveitados por meio do big data em telecom.

Ter as informações e não tratá-las para o benefício da instituição é um enorme desperdício de ativos disponíveis. Pode ser trabalhoso, mas existem empresas que prestam esse serviço e podem impulsionar tal movimento dentro da sua organização. Sendo assim, busque consultorias especializadas nesse tipo de gestão, com profissionais qualificados e sistemas de análise direcionados. O futuro é agora!

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