Quando o assunto é otimizar e facilitar a rotina das empresas, as centrais telefônicas recebem destaque. Graças a elas, é possível ter uma boa comunicação interna e externa, feita por meio de ramais, com a integração entre diversas linhas.
Há muitos anos, empresas de diversos portes adotam sistemas para organizar a efetuação e o recebimento de chamadas telefônicas, como o PABX. Mas você sabe o que é e como funciona o sistema PABX? Confira as informações deste post!
Entenda o que é o sistema PABX
PABX é uma sigla inglesa para “Private Automatic Branch Exchage”. Em português, a tradução é “troca automática de ramais privados”. Trata-se de uma central telefônica que tem o objetivo de auxiliar a comunicação da empresa com o uso de ramais.
O PABX, basicamente, funciona como um receptor de linhas internas — que permite fazer e receber chamadas, como um distribuidor de ramais internos. Assim, as ligações para ramais dentro da empresa são realizadas sem nenhum custo.
Conheça os tipos de PABX
Há diversos modelos de PABX, que são destinados de acordo com os objetivos e necessidades de cada empresa. O sistema PABX físico é dividido em analógico e digital. O primeiro é mais antigo e tradicional, foi projetado para as linhas convencionais. Além disso, tem um sistema complexo e exige alto investimento em infraestrutura e suporte técnico.
O PABX digital, por sua vez, tem todas as funções e os benefícios do sistema analógico. No entanto, entrega melhor qualidade no que diz respeito à voz, ao controle de volume e às ligações sem interferência. Para funcionar adequadamente, exige o uso de aparelhos digitais.
Já o PABX virtual autoriza fazer e receber ligações de qualquer lugar do mundo. Isso porque seu sistema trabalha de forma independente de aparelhos telefônicos convencionais ou de forma integrada. Ele permite a conexão por intermédio de qualquer dispositivo.
Veja quais são os principais cuidados com o sistema
Como citamos, o sistema PABX é, há muito tempo, utilizado por diversas empresas. Os benefícios que ele proporciona atraem cada vez mais as organizações. Contudo, antes de fazer a instalação, é preciso ter alguns cuidados. Veja os principais!
Avaliação dos custos ou aquisição
O primeiro passo é fazer um orçamento com tudo o que envolve na instalação do PABX. Leve em conta os custos da instalação, fiação e, até mesmo, o que será gasto com a aquisição do hardware e dos softwares necessários.
Planejamento do número de linhas e suas localizações
Não deixe de realizar um planejamento contendo não apenas o número de linhas que serão utilizadas, mas também as suas localizações. Assim, é possível entender com exatidão os locais de instalação.
Organização correta de um ambiente de rede
Apesar de ter instalação simples, o sistema PABX exige que tudo seja feito de forma organizada, estruturada e planejada. Por isso, o ambiente de rede também precisa ser definido com antecedência.
Procedência do fornecedor
Há quanto tempo o fornecedor em questão está no mercado? Quantos clientes ele já atendeu? Atua no país inteiro? Essas questões são muito úteis para a decisão final.
Confira os benefícios do PABX
Com os avanços tecnológicos, é indispensável que as empresas acompanhem as mudanças que ocorrem no seu setor de atuação. O PABX oferece diversas vantagens, como:
- economia nos gastos internos com telefone convencional;
- investimento duradouro;
- excelente qualidade nas chamadas;
- mobilidade;
- aproveitamento da infraestrutura existente.
Como vimos, o PABX só tem a oferecer ganhos às empresas. Investir no sistema PABX é uma forma de garantir uma melhor comunicação interna e externa e, principalmente, reduzir custos com o telefone convencional.
E você, gostou de saber as principais informações sobre o sistema PABX? Então, aproveite a visita ao nosso blog e saiba também como montar a estrutura de telefonia fixa ideal para o seu negócio.