Quem viveu nos anos 80, 90 e até no início dos anos 2000, sabe a febre que o telefone causava em sua época. Era o equivalente ao WhatsApp, com jovens e adultos passando horas conversando. E, claro, recebendo uma fatura pesada no fim do mês. Mas os gastos com telefonia não se limitaram ao ambiente doméstico. Boa parte desse serviço é utilizado em grandes empresas até hoje.
Manter uma central de atendimento, contato fácil com os clientes, entre outros dos benefícios de uma linha telefônica, pode ser um pouco caro. Especialmente se você não souber como planejar seus custos nessa área. Seja para contratar, seja para renovar o serviço, fazer uma análise detalhada dos seus gastos pode poupar muita dor de cabeça.
Dito isso, você precisa saber por onde começar, não é? Então veja, aqui, alguns pontos em que você deve focar na hora de avaliar os gastos com telefonia na sua empresa! Boa leitura!
Renegociação de contratos e tarifas
Quando um vendedor cobra muito caro por alguma coisa, o que você faz? Pede um desconto, um benefício extra ou qualquer outra coisa do tipo! E isso está longe de ser um abuso, já que todo vendedor espera isso dos clientes e já chega preparado.
O mesmo vale para serviços de telefonia na sua empresa. Se você acha que as contas estão muito altas, veja se é possível renegociar custos, juros, pacotes etc. Poupar mais uns 10% no preço base já vai fazer um bem enorme ao seu orçamento.
Avaliação de serviços não utilizados nos gastos com telefonia
Você, provavelmente, já sabe, mas um dos grandes gastos com telefonia doméstica recentemente era o fixo — um aparelho que quase não era utilizado e gerava um custo astronômico. Por isso, muita gente resolveu cortar esse serviço de uma vez e ficar só com o celular.
Dito isso, muitas empresas ainda gastam muito dinheiro com serviços subutilizados, como pacotes de navegação, ligações internacionais, entre outras coisas. Bem, a regra aqui é simples: se você não usa para gerar lucro, então, deve cortar o quanto antes.
Planejamento e disponibilização de recursos com antecedência
Um aspecto importante da análise de gastos, independentemente do setor, é o planejamento. Pode ser que você precise parar por uma semana para avaliar o contrato e encontrar o melhor serviço.
Apressar as coisas, nesse momento, pode fazê-lo pagar ainda mais caro. Paciência e organização, aqui, renderão muito mais.
Consideração da ajuda prestada por uma consultoria
Bem, como mencionamos no início, se você não sabe nada sobre gastos com telefonia, então, já está em desvantagem.
Afinal, é o vendedor da companhia quem passa todas as informações, assumindo o controle da negociação. Pode valer mais a pena ter um especialista na área, como uma consultoria, que dê conta dessa parte do trabalho. Se tudo ocorrer bem, então, o custo no longo prazo pode ser bem melhor em relação ao investimento.
Agora que você entende um pouco melhor sobre como analisar os gastos com telefonia na sua empresa, é hora de usar esse conhecimento a seu favor! Quer se informar mais sobre o tema? Então veja aqui nosso artigo sobre como funciona uma consultoria de Telecom. Vamos lá!
 
								
						 
				 
			 
			