Como engajar a equipe e economizar com telefonia na empresa? - Blog da Deet

Um planejamento de redução de custos precisa engajar a equipe para dar certo. Por mais que os diretores saibam da importância dos cortes, se os funcionários não entenderem os porquês e não estiverem motivados, essas intervenções têm pouca chance de sucesso.

Para ajudar a promover as mudanças necessárias, separamos algumas dicas de como engajar a equipe dentro desse processo, especialmente para diminuir os custos com telefonia. Confira!

Converse com a equipe

O primeiro passo é esclarecer a todos quais serão as mudanças e como isso será realizado. Funcionários esclarecidos são mais engajados. Para isso, eles precisam entender quais são as metas e como vão participar dessa redução de custos. O importante aqui é que ocorra um processo de conscientização.

Não esqueça de destacar que os outros meios de comunicação podem ser usados e que o telefone corporativo deve ser a última opção no contato com os clientes.

Procure também desestimular os seus colaboradores quanto ao uso do telefone corporativo para resolver problemas pessoais, restringindo sua utilização.

Aproveite a tecnologia

Hoje, existem várias opções que permitem o contato sem o uso da linha telefônica. Além de serem mais baratas, essas ferramentas permitem o registro do histórico das conversas, o que pode ser muito útil para acompanhar um caso mais complexo ou um cliente problemático.

Esses meios de comunicação usam a Internet como veículo: WhatsApp, Facebook Messenger e Skype. Aliás, o Skype é uma excelente alternativa para entrevistas e reuniões, afetando não só os custos com telefonia, mas também evitando o deslocamento. E-mails também são uma forma eficiente de comunicação e que respeita o ritmo e horário do interlocutor.

Oriente e estimule seus funcionários a usarem essas ferramentas.

Treine equipes para análise de demanda de telefone

Antes de promover custos, é preciso entender a necessidade do uso do telefone na empresa. Algumas atividades não podem ser excluídas ou realizadas por outros meios de comunicação e, nesses casos, o telefone é indispensável.

Invista em treinamentos para que as suas equipes sejam capazes de identificar essas demandas e avaliar os gastos atuais, para que, em cima desses dados, seja possível propor programas de redução de custos.

Contrate uma consultoria especializada em gestão de telefonia

Você já avaliou a possibilidade de contratar uma consultoria para a gestão de telefonia? Nem sempre os funcionários internos têm plenas condições de fazer esse controle. Contar com essa ajuda externa pode dar uma nova visão dos gastos da sua empresa, dando suporte para auxiliar os colaboradores e liberando essas pessoas para outras atividades.

Uma empresa especializada também é capaz de oferecer a gestão da telefonia móvel e fixa, além de usar sistemas como um CRM de gestão para administrar os serviços e ativos, dando maior clareza e controle do processo.

Mais do que aumentar a receita, reduzir custos é importante para o crescimento da empresa. As dicas sobre como engajar a equipe e diminuir gastos que sugerimos neste post vão ajudá-lo nesse processo, envolvendo os profissionais e conseguindo melhores resultados.

Aproveite para entrar em contato com a Deet e conheça as nossas soluções para a otimização e a diminuição de custos, fazendo a gestão e auditoria da telefonia com consciência e de maneira eficiente. Vamos lá!

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