Já analisou, por exemplo, qual a melhor operadora de telefonia e como a sua escolha pode ser benéfica às finanças do empreendimento? Ao contrário do que alguns empresários possam imaginar, essa é uma tarefa que traz bons resultados, porém um tanto difícil.
Na administração de um negócio, muitas são as dúvidas que surgem na fase de investimento em infraestrutura, ferramentas necessárias ao pleno funcionamento da atividade. E isso engloba os mínimos aspectos organizacionais — desde a tecnologia de ponta destinada à área de produção, até as burocracias do escritório.
Pensando nisso, elaboramos um post para mostrar o que deve ser levado em consideração antes de contratar uma empresa de telefonia. Se você tem interesse nesse assunto, então continue a leitura e confira!
O que é preciso avaliar antes de contratar uma operadora de telefonia?
Área de cobertura
Quando colocamos na balança o quesito cobertura, a Vivo é a empresa que possui um desempenho bem superior aos seus demais concorrentes. Dentro do segmento de telefonia celular no país, é ela quem oferece a maior cobertura de sinal de rede, funcionando em praticamente todos os pontos do Brasil — o que justifica a sua extensa base de clientes.
Nesse contexto, a Claro aparece como segunda melhor operadora, disponibilizando ao mercado um serviço intermediário entre Vivo e Tim. E nesse ranking sobre o sistema de cobertura, a Oi é a companhia que recebe o maior número de reclamações.
A Tim, como mencionado, tem uma prestação de serviço inferior em comparação à Vivo e à Claro, fornece uma qualidade satisfatória nos perímetros dos grandes centros urbanos, entretanto deixa a desejar nas cidades de menor porte ou zonas rurais.
Logo, antes de tomar uma decisão, é importante o cliente avaliar a suas necessidades de sinal, pois a opção aparentemente mais vantajosa nem sempre se aplicará ao seu caso. Vejamos algumas referências por região:
- norte: a Vivo oferece a maior cobertura, enquanto Tim, Claro e Oi apresentam percentuais bem próximos na oferta de sinal;
- nordeste: mais uma vez a Vivo lidera o ranking, seguida pela Tim, e na terceira posição empatam Claro e Oi;
- sul: domínio da Tim;
- sudeste: uma disputa bem equilibrada entre Vivo e Tim, ficando a Oi com a terceira maior fatia do mercado;
- centro-oeste: a Claro é a que detém maior representatividade.
Velocidade de rede de dados móveis
Há alguns anos, a função de fazer chamadas deixou de ser a única facilidade que os consumidores procuram. Especialmente após a popularidade conquistada pelos smartphones no mercado, talvez realizar chamadas seja o recurso que as pessoas menos utilizem atualmente.
Mais do que uma fonte de entretenimento, o acesso a uma rede de dados móveis permite ao cliente a realização de tarefas da sua rotina diária, onde quer que estejam. Assim, as pessoas querem aproveitar o tempo ocioso em uma fila de espera para:
- responder e-mails;
- pagar contas;
- agendar reuniões;
- receber documentos;
- interagir com a família e amigos;
- manterem-se informados das últimas notícias do Brasil e do mundo, dentre outras inúmeras possibilidades.
Por esse motivo, todas as operadoras têm investido bastante na rede de internet — elas utilizam as tecnologias 2G, 3G e 4G; apresentando essa última como a de maior velocidade, sendo também avaliadas pelos consumidores como a de melhor custo-benefício.
Ainda no que diz respeito à cobertura 4G, a Tim é a empresa número um do mercado, atendendo a 3.110 municípios brasileiros, o que equivale a uma prestação de serviços a 87,1% da população. No entanto, quando se trata de serviço de internet 3G, é a Vivo que lidera o mercado de telefonia, disponibilizando rede em 4.095 municípios.
Planos e pacotes de serviços
Os planos e pacotes de serviços são determinantes para a experiência dos clientes com as operadoras. Nesse contexto, existem algumas alternativas diferenciadas como — pré-pagos, controle, pós-pagos ou de fidelidade e corporativos. O que vai determinar se um plano é bom ou não será a capacidade dos usuários em analisar as qualidades que mais se encaixem ao seu perfil.
Os planos pré-pagos, por via de regra mais utilizados, não oferecem tantos benefícios adicionais se comparados aos descontos que os assinantes de planos pós-pagos recebem para compra de novos aparelhos.
Contudo, é o pré-pago que lhe concede maior liberdade — se você não estiver satisfeito com a prestação do serviço, não precisa aguardar o prazo de 12 meses para mudar de plano ou de operadora e não pagar multa. Então, nesse momento de decisão, o consumidor deve ponderar sobre alguns fatores essenciais a sua demanda, tais como:
- o preço das ligações;
- o valor da composição do plano e serviços;
- a quantidade do pacote de dados disponibilizados;
- liberdade de realizar chamadas para qualquer operadora ou telefones fixos, sem custos adicionais etc.
Atendimento ao consumidor
A questão do atendimento ao cliente é um ponto que ainda não foi atingido um padrão de qualidade que se aplique em todas as regiões do país — nenhuma das operadoras escapa das reclamações, o que nos leva a concluir que as experiências individuais são marcadas pelo tipo de problema e pelo desempenho que uma mesma empresa apresenta em diferentes localidades.
Qual a melhor operadora de telefonia existente?
Para obter sucesso no procedimento de escolha da operadora de telefonia do seu empreendimento, é preciso, acima de tudo, diagnosticar do que exatamente ele precisa. Apenas assim será possível avançar no planejamento de estratégias organizacionais mais vantajosas.
Verifique algumas características que podem ser decisivas nesse processo, como:
- sinal de cobertura no endereço da empresa e onde será utilizado;
- a melhor combinação de plano e serviços que cada linha precisa;
- a operadora para qual se faz maior número de ligações;
- o atendimento da operadora e do vendedor, facilidade de contato;
- avaliação do custo total e disponibilidade de equipamentos, dentre outras.
No final, coloque tudo em uma planilha ou em um papel e faça a avaliação de todos os pontos para escolher a operadora de telefonia mais adequada para sua necessidade.
A peça-chave para garantir que o gestor faça a escolha mais acertada é avaliar junto a ANATEL o número de novas linhas criadas, bem como os respectivos índices de cancelamento. Esses dados podem indicar que, se existe uma operadora com grande taxa de evasão, talvez os consumidores estejam insatisfeitos com a sua prestação de serviço.
O que define qual a melhor operadora de telefonia não é apenas as estatísticas de mercado ou as ofertas de serviços mais baratas, mas sim o quanto elas são capazes de suprir as demandas do seu empreendimento — a melhor cobertura de sinal e internet, condições de pagamento mais atrativas, maiores ofertas de benefícios, enfim, aquela que se encaixe bem às suas peculiaridades.
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