Como fazer a gestão de dispositivos móveis na empresa - Blog da Deet

Os dispositivos móveis são parte integrante de nossas rotinas hoje e, em qualquer empresa, podem ser encontrados. Por isso, existe a importância de realizar uma administração eficiente de todos os aparelhos. Fazer uma gestão de dispositivos móveis, porém, pode ser uma tarefa complicada.

No entanto, não se preocupe! Neste post, nós reunimos algumas informações relevantes para ajudá-lo na gestão do ambiente móvel de sua empresa, evitando riscos e beneficiando-se de uma administração bem-feita. Confira!

Como acontece a gestão de dispositivos móveis?

O uso dos dispositivos móveis dentro da empresa é uma evolução e pode trazer uma série de benefícios para a companhia, como mobilidade e redução de custos. No entanto, pode também ser uma porta para a entrada de malwares (programas mal-intencionados) ou uso indevido.

Por isso, a gestão e o controle desses dispositivos são tão importantes para as empresas, no intuito de proteger seus sistemas corporativos de qualquer tipo de problema externo.

Como aplicá-la?

Existem duas formas básicas de realizar o controle de seus ativos móveis. Por meio de aplicativos, como EMM (Enterprise Mobility Management – Gestão da Mobilidade Corporativa)  ou por meio de uma empresa terceirizada de gestão.

Entre os pontos a serem abordados durante a gestão dos dispositivos móveis de sua empresa, os principais são:

  • Termo de responsabilidade: É preciso que os colaboradores realizem a assinatura de um termo no qual se responsabilizam sobre o dispositivo e a sua utilização;
  • Compra de equipamentos: É importante analisar as melhores opções no mercado para aquisição de acordo com as suas necessidades;
  • Byod (bring your own device): É a permissão para que os colaboradores utilizem dispositivos próprios, o que deve ser controlado para evitar problemas;
  • Reposição: A tecnologia evolui rapidamente e alguns aparelhos podem ficar obsoletos, o que demanda trocas e reposições constantes;
  • Assistência técnica: Manter em dia as manutenções minimiza os riscos e os custos com novas aquisições;
  • Informações detalhadas: Para um controle eficaz, é necessário realizar um levantamento detalhado de todas as informações acerca das especificidades de cada um dos aparelhos no ambiente da empresa.

É interessante ter uma gestão de telefonia para realizar o inventário das linhas, as configurações na gestão da operadora, além do bloqueio de ligações e custos não permitidos.

Quais são os benefícios?

Realizar uma gestão eficiente de dispositivos móveis pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Entre os mais comuns, estão:

  • Atualização: Sistemas sempre atualizados para uma melhor utilização por parte dos usuários;
  • Segurança: Maior segurança dos dados da empresa contra ataques e tentativas de invasão, assim como roubos ou perdas;
  • Aplicativos: A distribuição correta de aplicativos nos aparelhos, garantindo que cada usuário tenha acesso aos sistemas de que necessita;
  • Políticas Corporativas: Com a gestão de dispositivos móveis, fica mais simples colocar as políticas corporativas em prática.

Como você pode observar ao finalizar a leitura deste post, realizar a gestão de dispositivos móveis de sua empresa é algo necessário para garantir a produtividade com segurança. Para isso, você pode investir em uma empresa parceira com know-how na administração desse tipo de ambiente.

Gostou do nosso conteúdo? Curta agora a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais posts interessantes como este para dar uma turbinada na sua gestão. Vamos lá!

Escreva um comentário

Share This