Afinal, quais os principais tipos de comunicação empresarial? - Blog da Deet

A mudança constante é um dos principais pontos de atenção no atual mundo corporativo. Nunca tivemos tantas inovações e de forma tão acelerada. Para sobreviver e crescer no mercado, as empresas precisam identificar, criar planos de ação e transmiti-los de forma adequada para os colaboradores, parceiros e clientes. Para isso, precisam entender os tipos de comunicação empresarial.

A comunicação é fundamental, pois é ela que determinará o sucesso ou fracasso dos planos traçados. Imagine que você reúna a sua equipe, analise os resultados atuais, faça uma projeção de crescimento, avalie as perspectivas do mercado, defina as metas, mas não apresente isso para os colaboradores. Qual será o resultado? A sua estratégia nunca sairá do papel.

Mas o que é comunicação empresarial? Quais os seus tipos? Quais os canais para realizar uma comunicação eficaz? Continue a leitura e descubra!

O que é comunicação empresarial

A comunicação empresarial nada mais é do que a maneira da empresa de se comunicar com os seus colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade.

O conceito é bem simples, mas a aplicação requer que a organização lide com o desafio de adaptar a sua comunicação a cada interlocutor. Isso significa dizer que a forma de “conversar” com a sociedade não será a mesma utilizada para falar com o colaborador ou fornecedor.

Para que essa distinção aconteça é preciso que a empresa detenha as ferramentas certas para cada público e faça bom uso dos recursos, o que exige um plano de comunicação detalhado e acompanhamento contínuo para verificar se os resultados estão de acordo com o esperado.

Como os resultados da empresa dependem da forma como ela se comunica, alinhar a comunicação empresarial com os valores, missão, visão e propósito é mandatório.

Tipos de comunicação empresarial

A comunicação da empresa atinge uma diversidade considerável de pessoas, culturas, conhecimentos e níveis. Além disso, o seu público está concentrado em dois ambientes — o interno e o externo —, e cada tipo precisa de uma comunicação específica.

Comunicação interna

A comunicação interna envolve todos os que estão diretamente ligados às atividades da empresa, ou seja, os colaboradores, fornecedores, parceiros e até as pessoas influentes (os líderes) da empresa. A comunicação para esse público é de extrema importância, isso porque, sem essas pessoas, não é possível produzir.

Ela está divida em três categorias:

  1. Ascendente: quando a comunicação parte dos funcionários para os gestores.
  2. Descendente: quando a comunicação parte dos gestores para os funcionários.
  3. Horizontal: quando a comunicação ocorre entre colaboradores na mesma posição.

Lembre-se de que o seu marketing pode ser o melhor de todos, mas, se a experiência do consumidor com a entrega do produto ou serviço não for satisfatória, todo o investimento terá sido em vão. Por isso, a comunicação com público interno deve ser a prioridade da organização. Mas como conseguir isso?

Seguem algumas dicas simples, porém eficazes, que você pode adotar agora para garantir uma boa comunicação com o seu público interno:

  • apresentar os resultados da organização;
  • pedir sugestões;
  • ser transparente;
  • prezar pelo trabalho em equipe;
  • eliminar barreiras hierárquicas;
  • desenvolver canais de comunicação.

Comunicação externa

Esse tipo talvez seja o mais complicado de lidar, pois, além dos fãs e consumidores fiéis do seu produto ou serviço, existem também as pessoas que não gostam de sua marca, o que pode ocorrer pelo seu posicionamento, preço, qualidade ou simplesmente em virtude da concorrência.

Na prática, essa comunicação deve ser voltada para o público que a empresa deseja atrair. Para atingir esse objetivo, podem ser usadas inovações criadas pela empresa, projetos com os quais contribui e outras ações que agreguem valor à marca.

As formas mais comuns de comunicação externa são:

  • comunicação mercadológica: envolve ações voltadas para o consumidor, visando gerar um determinado posicionamento do produto ou serviço;
  • comunicação institucional: envolve ações para a sociedade, visando gerar um determinado posicionamento da marca.

Meios de efetivar a comunicação

Para ser efetivada, a comunicação precisa de canais, que podem ser tecnológicos ou não. Veja, abaixo, alguns exemplos que podem ser adotados.

Quadro de avisos

Voltado para o público interno. Tem como objetivo informar os colaboradores sobre os acontecimentos da empresa, como resultados financeiros, datas de campanhas, parcerias, alterações pontuais em serviços e outros.

Revista ou jornal institucional

Essa é uma excelente ferramenta para divulgar as boas práticas, inovações e colaboradores em destaque. Além disso, pode ser utilizada para promover campanhas e comemorações e solicitar a participação da equipe. Uma boa dica é realizar a entrega com o contracheque.

Reuniões e e-mails

As reuniões e e-mails são extremamente importantes na comunicação empresarial. Na verdade, dificilmente alguma empresa consegue sobreviver sem eles. No entanto, se não utilizados de forma adequada, podem se tornar um “ladrão” da produtividade.

Newsletter

Essa ferramenta de comunicação empresarial pode ser utilizada pelo time de marketing para realizar as suas campanhas de vendas ou pelo comercial para divulgar novas regras para os fornecedores. O público interno também pode tirar proveito com o recebimento de informativos.

Canal de vídeo corporativo

As empresas podem utilizar canais de vídeo para realizar treinamentos, conseguindo reduzir de forma considerável os custos com deslocamento e infraestrutura. Também pode-se utilizar esse meio para se comunicar com o público externo, fazendo campanhas ou fazendo tutoriais e dando dicas.

Ligações telefônicas

A ligação é a forma mais prática de se comunicar e resolver um problema. Enquanto os meios de comunicação escrito podem ser esquecidos ou ignorados, a ligação exige resposta imediata, além de transmitir sentimento.

Rede social

As redes sociais podem abranger os dois tipos de comunicação. A empresa pode criar uma rede social corporativa, à qual apenas os colaboradores tenham acesso, interagindo e recebendo conteúdo. Para o público externo, podem ser usadas para divulgar campanhas, dar dicas de uso e tirar dúvidas dos consumidores.

Intranet

A intranet possibilita o compartilhamento de arquivos e a interação entre todos os colaboradores da empresa. É muito útil principalmente para quem trabalha com projetos que envolvem diversas áreas, pois aumenta a velocidade de comunicação e facilita a gestão.

Blog

Os blogs são ótimas ferramentas para realizar marketing de conteúdo e atrair clientes e fornecedores para o negócio. Outra vantagem é que a empresa ganha autoridade e se posiciona como referência em determinado tema.

Agora você já conhece os tipos de comunicação empresarial e sabe de sua importância para o sucesso da organização. Portanto, siga as dicas apresentadas e engaje os seus colaboradores, parceiros e sociedade com uma comunicação eficaz.

Gostou do conteúdo? Quer saber como a sua empresa pode otimizar a comunicação e ainda reduzir custos? Entre em contato, que teremos o maior prazer em te ajudar.

Escreva um comentário

Share This