Conheça os gastos variáveis de telefonia na sua fatura - Blog da Deet

Em nosso blog, já postamos diversos conteúdos relacionados a custos, porém vamos ressaltar aqui os gastos variáveis de telefonia na sua fatura. Eles já apareceram ou vão aparecer na sua fatura, isso é certo. Porém alguns são mais raros e outros mais constantes de serem vistos.

Quando se compreende quais são os gastos variáveis, fica mais fácil de prever o custo de telefonia da empresa. Porém, o custo variável é sazonal na maioria dos casos. Por isso é importante conhecer as possibilidades existentes na telefonia para estes custos.

Vamos lá, aqui você vai conhecer a maioria deles.

Quais são os gastos variáveis de telefonia?

Normalmente você verá estes custos extras na fatura nas primeiras páginas, que são o resumo. Vamos pontuar as possibilidades que aparecem em sua fatura.

Ligações locais além do plano

É quando os usuários realizam ligações acima do plano contratado para cada linha ou para o grupo. Esse custo pode ser esperado e vira um custo médio fixo, porém vai variar conforme a estratégia da empresa.

Dica: quando o custo de ligação local for o mesmo dentro ou fora do pacote contratado, é bom deixar o menor pacote possível. Pois sempre terá uma variação no custo e a empresa vai pagar pelo que usar e não um custo mais alto sempre.

Ligações interurbanas

Alguns planos podem ter uma composição para ligações interurbanas, porém não são todos. Ligações interurbanas são cobradas como extra na maioria dos planos. Como, não é possível ter certeza do uso mensal das chamadas do usuário é preciso ficar atento ao uso.

Ligações internacionais

Dependendo da estrutura da empresa é necessário realizar chamadas internacionais, seja para um fornecedor, ou cliente ou parceiro. Nesta situação existem formas mais econômicas de fazer contato, porém, se necessário é bom saber que o uso é tarifado como excedente aos serviços contratados.

Serviços de interatividade

São os canais de texto, as músicas, os papeis de parede e outros serviços que podem ser atribuídos a uma linha. Na maioria dos casos, não solicitado pelo usuário. Mas é um gasto que aparece na fatura e que você precisa analisar para evitar este custo extra.

Uso do roaming nacional para ligações

Tanto para chamadas recebidas quando efetuadas, é preciso ficar de olho. Quando os colaboradores viajam é importante saber se o plano permite este deslocamento sem custo extra. Alguns planos cobram pelas ligações recebidas em viagem, assim vira um gasto extra variável para a empresa.

Viajando para mais longe, usando o roaming internacional

Esse é um serviço utilizado de forma variável na maioria dos casos, mesmo a trabalho. Não é muito constante que colaboradores façam viagens com frequência para o mesmo país e assim é preciso ficar atendo as mudanças. É sempre bom ter a informação de viagens com antecedência para auxiliar no fluxo da liberação do serviço e pagar mais barato.

Envio de mensagens de texto

Parece coisa simples, mas enviar sms pode não fazer parte do pacote de serviços contratado para as linhas da empresa. Desta forma, é possível ter cobranças extras na fatura pelo envio de mensagens.

Multas por quebra de contrato

Esse é um custo que normalmente não se espera pagar, porém é possível que sejam cobrados dependendo das ações realizadas. Por ser um dos gastos variáveis de telefonia, é preciso ter controle das possíveis cobranças.

Duas dicas para reduzir estes gastos variáveis de telefonia

Essas dicas são aplicáveis praticamente de imediato. Pois toda empresa pode recorrer a estas opções para reduzir os custos com uma boa gestão.

Sistema de gestor da operadora

Comecemos pelos bloqueios e perfis de uso. É uma boa forma de reduzir os gastos variáveis de telefonia porque vai diretamente na utilização dos colaboradores. Cada cargo ou função pode ter um perfil diferente. Porém, é importante ter uma pessoa ou equipe de gestão para manusear o sistema e alterar sempre que necessário. A empresa tem essas ferramentas para auxiliar e limitar a utilização dos recursos contratados.

Utilizar aplicativos de comunicação

É uma segunda forma de economizar, principalmente se as linhas já tiverem um pacote de dados ativado. Desta maneira é possível utilizar as ferramentas de comunicação de chat como o Whatsapp e os e-mails corporativos. Assim, da pra enviar as informações de forma que não precise realizar chamadas de voz.

Outra forma é utilizar aplicativos de ligações pela internet como o Skype ou de vídeochamada como o Zoom para ter uma conversa mais longa ou para demonstrar algum documento e fazer uma apresentação.

Existem outras formas para reduzir estes custos variáveis

A contratação de uma empresa especializada vai fazer sua empresa ganhar tempo e dinheiro. Quem não gosta de economizar? Pois bem, esse é um dos serviços da Deet. Fale conosco que vamos analisar sua estrutura e te ajudar da melhor forma possível a reduzir seus custos.

Para complementar sua leitura, veja o um outro artigo que fizemos falando algumas dicas para diminuir os gastos fixos de telefonia.

Em nossa análise teremos a visão de todas as formas possíveis de reduzir os custos sem afetar a operação. A Deet não trabalha para as operadoras, mas sim para nosso cliente, onde as operadoras são parceiros. Fale conosco que vamos te mostrar as opções.

Escreva um comentário

Share This