Como escolher a melhor cobertura telefônica para a sua empresa - Blog da Deet

Escolher a melhor cobertura telefônica para implementar na empresa costuma ser complicado, ainda mais quando não se está muito familiarizado com a área ou não há muito tempo para essa tarefa.

Contudo, embora seja trabalhoso, a seleção da operadora e dos seus serviços é uma medida necessária para estabelecer um bom nível de comunicação na rotina corporativa — seja ela interna ou externa.

A boa notícia é que a variedade de planos está crescendo, resultando em soluções cada vez mais flexíveis e adequadas à realidade das empresas, o que amplia as chances de fazer boas escolhas. Para ajudar nessa missão, separamos 3 dicas que devem ser levadas em consideração ao optar por uma cobertura telefônica para seu negócio. Acompanhe!

Avalie os requisitos de comunicação

É difícil saber o que buscar quando não se sabe do que precisa, concorda? Por isso, o primeiro passo é levantar os requisitos da empresa, ou seja, diagnosticar as suas necessidades.

A partir dessa avaliação, é possível elaborar um planejamento que fará a diferença nos custos. Por exemplo, ao identificar que determinados serviços adicionais são desnecessários, o gestor pode fazer melhor uso do orçamento simplesmente excluindo-os do pacote.

O que mais pode ser avaliado? Seguem algumas questões que vão ajudar nesse diagnóstico:

  • Qual a frequência de viagens feitas pela equipe?
  • A maioria das chamadas é feita para uma operadora?
  • Quantos aparelhos ou dispositivos móveis serão utilizados?
  • Qual o perfil das ligações (móvel, fixo…)?
  • O pacote de dados é mais vantajoso que ligações?

Ao responder à última questão, é importante considerar os apps e serviços de chamadas online. Caso eles apresentem mais vantagens, a empresa deverá priorizar o pacote de Internet. Salientando que serviços de consultoria em telecom são muito bem-vindos para ajudar nas avaliações, pois a visão analítica do especialista amplia os horizontes da empresa no momento de tomar a decisão.

Teste os serviços oferecidos pelas operadoras na região

A cobertura telefônica é um dos pontos em que a competitividade se encontra mais “efervescente”. Embora as operadoras queiram ocupar mais espaços, a verdade é que nenhuma delas pode ser considerada onipresente.

Obviamente, no que depender dos vendedores, a cobertura será sempre a melhor do país. Mas como identificar a veracidade dos fatos e evitar surpresas? O nosso conselho é começar pelo uso de chips pré-pagos para testar a cobertura nos locais em que a empresa atua.

E se for uma equipe externa em movimento? Caso não tenha como testar localmente nas regiões de interesse, é possível utilizar a ferramenta da Anatel para verificar os lugares em que as antenas estão instaladas e o status da cobertura de cada operadora e tecnologia.

O que fazer quando não há qualidade de sinal?

Há lugares onde a cobertura telefônica é extremamente baixa ou nula, como em zonas rurais, de mata fechada e em municípios mais isolados. Nesses casos, uma boa solução é analisar a aquisição de um aparelho repetidor para reforçar o sinal.

Leia atentamente as cláusulas do contrato

“A pressa é inimiga da perfeição” e, para ter sucesso no processo de seleção da melhor cobertura telefônica para a empresa, devemos levar esse ditado a sério. Então, nada de pressa na hora de assinar contratos ou aceitar termos: dedique o tempo necessário à leitura desses documentos.

Ler o contrato com atenção é imprescindível, pois estamos falando de planos corporativos, então o provedor de serviços deve fornecer suporte técnico de qualidade e 24 horas por dia, além de estabelecer alto nível de disponibilidade — de preferência, previsto em Acordo de Nível de Serviço.

Todavia, caso a escolha da cobertura telefônica seja feita e, com o tempo, surjam desagradáveis surpresas, como cobranças indevidas, de que maneira a empresa deve proceder? Saiba mais lendo este artigo, ele traz informações que vão ajudar a resolver esse problema.

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