Vivo: sua história, atuação e atendimento Vivo Empresas - Blog da Deet

A operadora Vivo, através da Telefônica, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil, com uma participação de 31% de market share no mercado em telefonia, sendo aproximadamente 75 milhões de linhas móveis e possui cobertura em todos os estados brasileiros. Vivo Empresas é a marca que utilizam no atendimento ao cliente empresarial.

Neste artigo você vai conhecer um pouco da Vivo, da sua controladora, das compras no Brasil, seus sistemas e as formas de atendimento ao cliente empresarial que são oferecidos no Vivo Empresas.

Fundação e atuação

Foi fundada em 13 de abril de 2003 através de uma parceria entre a Portugal Telecom (agora sob a marca Altice Group) e a Telefônica.

Teve sua origem na junção de 6 operadoras, sendo a Celular CRT Participações S/A, Tele Leste Celular Participações S/A (operava na Bahia com a TeleBahia, sendo apenas a parte de telefonia móvel da empresa veio para a Vivo, e em Sergipe com a Telergipe), Tele Centro-Oeste Celular Participações S/A (Norte Brasil Telecom S/A), Tele Sudeste Celular Participações S/A, Telesp Celular Participações S/A e Global Telecom S/A.

Atualmente a Vivo conta com uma rede de infraestrutura nacional e uma gama de serviços, como a telefonia móvel, fixa, TV por assinatura, links de dados, cloud e locação de equipamentos.

A marca Vivo opera apenas no Brasil, sem atuação em outros países.

A controladora

A operadora Vivo, é uma marca do Grupo Telefônica. Todos os serviços prestados pela Telefônica no Brasil foram modificados para a marca Vivo no dia 15 de abril de 2012.

O Grupo Telefônica, é um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo, tendo a marca Vivo no Brasil, a Movistar na Espanha e alguns países da América Latina e a O2 na Alemanha, República Tcheca e Eslováquia.

O grupo está presente em 21 países da Europa e América Latina.

Compras da Vivo

Em 3 de agosto de 2007, a Vivo anunciou a compra da Telemig Celular que também pertencente a ela a Amazônia Celular. Após um tempo, a Vivo vendeu a Amazônia Celular para a Oi. Telemig Participações e Telemig Celular deixou de existir e passou a se chamar Vivo.

Em 25 de março de 2015 foi aprovada a compra da GVT pela espanhola Telefônica. Com isso, em 15 de abril de 2016, a GVT deixou de existir e passou a se chamar Vivo.

Porém internamente a operadora Vivo trata a GVT como “Vivo2” e isso impacta em algumas ações internas na operadora, como a mudança de planos, alteração de vencimentos, portabilidade e algumas outras ações para o cliente empresarial.

Atendimento ao cliente Vivo Empresas

Para falar com o atendimento da Vivo existe o 103 15 na telefonia fixa e o 1058 para telefonia móvel, ou *8486 de um celular Vivo.

A operadora Vivo possui alguns canais de atendimento ao cliente corporativo, sendo alguns deles:

  • canal direto: o cliente tem contato direto com um colaborador da Vivo, normalmente uma média ou grande empresa (como exceção também atendem empresas menores com gestores formadores de opinião com valor para a operadora). É possível ter um atendimento via e-mail através de um consultor dedicado.
  • canal indireto: o cliente é atendido por um parceiro comercial da Vivo como um agente autorizado, sendo o atendimento através de consultores de vendas. É possível ter um atendimento via e-mail, dependendo das regras da operadora, onde é atendido por um grupo de colaboradores do atendimento Vivo Empresas.

Sempre é bom conhecer como a operadora funciona, investir em gestão de telecom também é um bom diferencial para qualquer empresa.

Site oficial da Vivo, www.vivo.com.br.

Ferramentas e Sistemas da Vivo Empresas

A Vivo possui alguns sistemas, vamos ver os mais importantes para o dia a dia das empresas.

Meu Vivo Empresas, ou MVE, nele é possível ter acesso às faturas e a situação da baixa do pagamento sobre elas. Além disso, é possível realizar algumas solicitações como: alteração de vencimento, multas, planos e serviços de forma gratuita.

Outro sistema é o Vivo Gestão, com a função de gerir as permissões e bloqueios de uso para as linhas de voz dos clientes empresariais com o objetivo de melhorar o controle dos recursos, cobrando uma mensalidade por linha.

Com a ajuda de sistemas inteligentes é possível mapear as contas e avaliar formas para reduzir os custos com telefonia. É importante conhecer ferramentas para uma boa gestão de telefonia.

Resumo da operadora Vivo

Esta é a líder no Brasil de telefonia móvel, que foi concebida com esta visão dos seus dirigentes e atuação em todo o território brasileiro. Fundada em 2003, já tendo um bom histórico para prever o seu futuro em números e resultados esperados, além das compras realizadas para fortalecer sua amplitude no mercado.

A gestão do grupo Telefônica é algo que corrobora com o tipo de resultado visto no mercado. Ela é um dos grandes grupos mundiais em telecomunicações.

Se a Vivo é seu parceiro ou prestador de serviço, consequentemente, é interessante informar-se sobre a atuação da empresa no Brasil, assim como conhecer suas ferramentas e como realiza o atendimento aos clientes empresariais.

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