Selfiefobia, o medo de selfie que você precisa entender - Blog da Deet

Você tem ou conhece alguém que tenha medo ou agonia de tirar fotos no estilo “selfie”? Sabe o que é Selfiefobia? Isso é uma doença, então, caso conheça alguém assim, compreenda que ela pode precisar da sua ajuda para iniciar um tratamento.

Neste cenário este artigo vai falar um pouco deste trauma para que você compreenda o que é. Vale salientar que todo e qualquer tratamento psicológico deve ser tratado com um profissional qualificado como um psicólogo ou psiquiatra.

Se você sofre ou conhece alguém que pode ter esta doença, continue a leitura. Esperamos que assim você possa ajudar alguém que precisa do seu apoio e orientação ou que você encontre uma explicação para o que sente.

O que é uma selfie?

Atualmente é um tipo de foto que existe em grande quantidade, quando a pessoa pega o celular e tira uma foto própria sozinho ou com outras pessoas, ou seja, é um autorretrato. Este é um termo muito utilizado e popularizado em todo o mundo.

A função de uma selfie em grupo normalmente é mostrar algo mais descontraído e em conjunto com mais proximidade entre as pessoas. A selfie sozinho tem muitas possibilidades e tipos, porque a pessoa pode fazer isso para qualquer coisa.

A selfie não precisa ser realizada apenas com celulares, alguns fotógrafos conseguem fazer isso com suas câmeras e incorporar esta ação. Porém, a maioria dos registros é realizado através de um celular ou tablet.

O ponto principal, das pessoas quererem este tipo de foto é para que o fotógrafo apareça na imagem. Antigamente o fotógrafo não aparecia na frente da imagem, ficava apenas nos bastidores, com o tempo este fotógrafo era um membro da família ou amigo com vontade de estar na foto participando com todos. Assim, chegamos a atualidade com a selfie.

Como acontece a Selfiefobia

É identificado como um transtorno ou medo ou agonia ou angústia de ver ou tirar fotos no estilo “selfie”. É uma fobia nova, onde ainda existem estudos para comprovar todos os pontos como as causas e tratamentos. Porém, já é discutida em diversos países para que seja comprovada, pois já vemos ela na vida real.

Ver alguém tirando uma foto própria pode ser assustador para algumas pessoas, assim como é natural para outras. Esse é um transtorno ligado a telefonia móvel e as redes sociais.

O que pode causar a Selfiefobia

Existem algumas possibilidades que são vistas e estão em estudo, veja algumas para as pessoas com este transtorno:

  • não se sentir fotogênico,
  • não se sentir atraente,
  • insegurança na sua imagem,
  • ansiedade,
  • repúdio ao ver alguém tirando por achar algo superficial,
  • ver pessoas compartilhando todos os momentos do dia,
  • por ter passado por algum constrangimento com selfie,

O tratamento do medo de “selfie”

Para identificar o motivador é preciso que a pessoa procure um profissional qualificado. O tratamento deve ser pontual para identificar o ponto chave e iniciar as atividades para superar este medo.

Esta é uma tecnofobia que ainda não está catalogada pela medicina, porém é visível o aumento de pessoas que tendem a ter por causa das pessoas que querem tirar este tipo de foto em diversos momentos.

Cada cabeça é um mundo, logo, toda pessoa precisa de uma ajuda personalizada para tratar toda e qualquer doença. O primeiro passo é conhecer e compreender o que acontece dentro de si, com a orientação de um profissional a melhora acontece mais rápido do que sozinho.

Ajude seus amigos

Agora você já sabe como acontece a Selfiefobia, pode ajudar seus amigos a identificar as causas e iniciar um tratamento ou a você mesmo. O acompanhamento e tratamento deve ser sempre com a ajuda de um profissional especializado para isso.

Vamos publicar frequentemente no blog da Deet conteúdos com relação a saúde das pessoas que usam o celular, além dos conteúdos mais direcionados, pois o ser humano é o principal e queremos nossos leitores com saúde.

Gostou? Compartilhe essa informação nas suas redes, mais pessoas devem saber disso e podem descobrir um nome para o que sentem. Ah, não esquece de curtir nosso facebook e instagram para receber nossos conteúdos.

Escreva um comentário

Share This