😯 telefone celular é um recurso tecnológico que facilitou bastante a comunicação, não apenas na esfera privada, mas especialmente no ambiente corporativo. Entretanto, mesmo com toda a sua popularidade e com a gama de prestadoras desse serviço no mercado, os problemas de cobertura de rede ainda são comuns e frequentes.
Quem nunca precisou ligar para um funcionário, marcar uma reunião de negócios, contatar um fornecedor, e não conseguiu porque não tinha sinal no seu aparelho?
Pensando nisso, elaboramos um post explicando as principais causas da perda de sinal de um celular e 5 dicas para ajudá-lo a resolver esse prolema. Boa leitura!
Quais os principais motivos para que o celular da empresa fique sem sinal?
Distância da torre de sinal
O serviço de telefonia depende, inevitavelmente, do sinal que é emitido pelas torres de cada operadora. Porém, ocorre que cada um desses equipamentos têm um limite de alcance — quanto mais nos aproximamos dos extremos desse perímetro, a capacidade de alcançar o sinal vai diminuindo.
Portanto, se a sua empresa está localizada em áreas mais distantes ou que não haja uma torre por perto, poderá encontrar dificuldades na cobertura da sua linha empresarial.
Ambientes fechados
A perda da qualidade de sinal nos locais fechados é um fato bastante comum e que pode ser explicado pelos inúmeros obstáculos que essas ondas encontram — paredes espessas de concreto, metais, vidros; até mesmo uma cortina ou persiana é capaz de causar interferência.
O raciocínio aqui é que, quanto mais livre for a trajetória entre o seu dispositivo e a torre de telefonia, mais forte será o sinal. O simples fato de abrir uma janela pode contribuir para que você consiga usar o celular.
Clima
O sinal telefônico é propagado por meio da atmosfera. Nesse sentido, é preciso ter em mente que ele divide espaço com todos os elementos que nela circulam. Naturalmente, as transformações climáticas vão impactar na forma como esse sinal chegará aos seus destinatários.
Assim, a medida em que a atmosfera fica mais carregada — com nuvens pesadas, poeira, chuvas, raios e tempestades — mais difícil se torna o caminho percorrido por essas ondas de telefonia e, portanto, o usuário pode ter dificuldades para utilizar o seu telefone.
Local de sombra entre as antenas
Outro fator curioso sobre a baixa qualidade de sinal diz respeito às sombras de telefonia. Você já deve ter se deparado com algum ponto da cidade onde, mesmo dentro da área de cobertura, o sinal não funciona de maneira alguma.
Isso se deve às obstruções físicas entre o dispositivo, o que nem sempre está relacionado a áreas de difícil acesso. Nesse caso, o sinal pode ser prejudicado por:
- montanhas;
- edifícios;
- telas metálicas;
- detalhes técnicos da operadora, dentre outros.
Falta de pagamento da fatura
A falta de pagamento da conta de telefone por parte da empresa também está sujeita às mesmas sanções impostas aos consumidores particulares e, consequentemente, relacionada aos problemas de cobertura.
Diante de uma fatura vencida, primeiramente a operadora telefônica deve notificar o cliente da existência do débito em aberto, e que na hipótese da dívida não ser saldada no prazo de 15 dias haverá a restrição de alguns serviços.
Após a notificação e prazo para saldar a dívida, o próximo passo é a suspensão parcial — o consumidor não consegue realizar chamadas, enviar mensagens, restando apenas as ligações para números de emergência.
Então, decorridos 30 dias da suspensão parcial, a operadora tem a prerrogativa de deixar de prestar todos os serviços contratados e ainda tem o direito de rescindir o contrato.
Bloqueio indevido da operadora
Todos os tipos de prestação de serviços estão sujeitos a falhas e ações equivocadas da empresa contatada. Portanto, a falta de sinal pode estar relacionada ao bloqueio indevido da sua linha, hipótese que cabe indenização.
Por outro lado, também pode acontecer do próprio gestor fazer o pedido de suspensão ou cancelamento da linha errada, sendo uma possível causa do seu problema de cobertura.
Quais as melhores dicas para solucionar os problemas de cobertura?
1. Verifique se o defeito está no chip
Ao enfrentar problemas de disponibilidade de sinal, o primeiro teste indicado e que pode ser feito rapidamente, é a constatação de que o funcionamento do chip está em ordem. Nesse sentido, o funcionário ou gestor deve pegar o equipamento e testá-lo com um chip de outra operadora.
Se o segundo chip opera normalmente, tem-se a certeza de que o defeito não está no aparelho, mas sim no serviço de cobertura. Os chips também podem ser testados em outro dispositivo, eliminando qualquer margem de dúvida.
2. Entre em contato com a operadora
Constatando-se que a falha está no chip, a próxima ação do gestor será entrar em contato com a sua operadora e se informar sobre os problemas de cobertura — se é por causa da rede ou em virtude da falta de pagamento.
Na primeira hipótese, é preciso abrir uma reclamação solicitando avaliação técnica da área. Muitas vezes a operadora até já tem um diagnóstico do ocorrido e presta mais esclarecimentos. Contudo, no caso de eventual inadimplência, procure quitá-la o quanto antes.
3. Vá para um lugar mais alto
Como mencionamos, os obstáculos físicos podem ser verdadeiros inimigos quando é preciso fazer aquela ligação importante de negócios. Então para conseguir o sinal, o jeito, muitas vezes, é subir para os andares mais altos; um ponto que deixe o caminho entre você e a torre mais livre. A proximidade com a antena é tudo!
4. Identifique as áreas de sombra
As áreas de sombra não são um evento tão raro de acontecer e, por esse motivo, também é interessante que o empreendedor saiba como superar esse obstáculo ao seu sinal de cobertura, por mais que existam “pontos cegos” no seu estabelecimento.
Logo, a dica é procurar as áreas onde a recepção do sinal é pior e evitá-las; inclusive já existem atualmente aplicativos destinados a esse rastreamento.
5. Ligue e desligue o modo avião
As falhas no sinal do celular também podem ser ocasionadas pela alternância entre áreas com ou sem rede — o que o deixa travado. Assim sendo, o fato de ativar e desativar o modo avião do seu smartphone fará com que ele seja forçado a buscar uma rede telefônica e, com isso, superar a falha.
Embora os problemas de cobertura atinjam as empresas e os seus componentes de uma maneira geral, cada caso tem as suas peculiaridades e soluções técnicas específicas, isto é, a dificuldade de vários empreendimentos não necessariamente será a mesma do seu negócio. Portanto, antes de tomar qualquer decisão procure identificar os fatores que realmente a prejudicam.
Gostou das dicas? Elas lhe ajudaram a reconhecer algumas falhas que podem ser resolvidas de forma simples e ágil? Então aproveite para compartilhar essa experiência nas suas redes sociais!