Dicas para reduzir os custos de uma empresa - Blog da Deet

O dinheiro é o ativo mais importante que uma empresa pode ter, e a implementação de um plano de redução de custos nem sempre significa que ela está passando por dificuldades financeiras. Pelo contrário, é um sinal de que os gestores se preocupam em gerenciar bem os recursos disponíveis, de modo que não faltem no futuro, mantendo o negócio competitivamente forte. Mas como implementar um bom plano para reduzir os custos de uma empresa?

Separamos as melhores dicas para você. Acompanhe!

Qual é a diferença entre custos e despesas?

Talvez você não saiba, mas custos e despesas são coisas diferentes e é importante saber disso antes de planejar e implementar o seu plano de economia. Conheça as diferenças!

Despesas

É todo o gasto de dinheiro utilizado para manter a empresa funcionando, mas que não tem relação direta com a produção (geração de receitas), como o aluguel do escritório ou galpão.

Custos

Os custos já têm relação direta com a produção e podem ser denominados como variáveis ou fixos:

  • custos variáveis: são os gastos que aumentam ou diminuem de acordo com o volume da produção, como o consumo de matéria-prima;
  • custos fixos: são os gastos que não variam conforme o volume produzido, como o consumo de energia.

Quais são as principais dicas para reduzir os custos de uma empresa?

Tendo em mente que os custos e despesas são diferentes, fica mais fácil elaborar um plano para reduzir os primeiros. Agora, siga os seguintes passos:

1. Faça uma boa gestão financeira

Liste e passe a monitorar todos os gastos da empresa para iniciar a reduzir os custos. Você pode começar analisando os custos com telefonia e Internet, que podem representar gastos excessivos e desnecessários se não forem bem controlados. Essa é uma oportunidade para planejar a implementação de uma gestão de telecom.

Para facilitar o trabalho de análise desses e de outros custos, foque no fluxo de caixa e monitore de perto os registros de saídas de dinheiro do caixa e das contas bancárias. Assim, você conhece melhor os gastos da empresa, identificando desperdícios e oportunidades de cortes.

2. Contrate os profissionais certos

Uma coisa que pouca gente menciona sobre economia de custos é que a contratação dos profissionais certos é relevante. Isso porque, quando você faz isso, eles produzem mais e custam menos para a empresa.

Para isso, antes de dar início aos processos de seleção e recrutamento, detalhe as necessidades do cargo e forme o perfil do profissional ideal para ocupá-lo. Assim, é possível cruzar as informações e fazer as escolhas mais adequadas. Esse processo o limitará aos candidatos realmente mais interessantes para a vaga, o que deve agilizar a contratação.

3. Mantenha a equipe motivada

Outra maneira de reduzir os custos de uma empresa é mantendo os profissionais estimulados. Se você implementar um plano de economia e eles estiverem engajados e dispostos a colaborar, as estratégias funcionarão. Caso contrário, o esforço para alcançar bons resultados será enorme.

Aqui, você pode mostrar como a redução de custos favorecerá a todos na empresa. Crie metas de redução e repasse um percentual do valor economizado para recompensá-los pelo esforço, caso elas sejam atingidas.

4. Implemente o home office

Muitas empresas estão criando estações de trabalho remotas, principalmente prestadoras de serviços, já que a responsabilidade por toda a infraestrutura física e por parte da estrutura virtual pode ser transferida para os colaboradores.

A redução de custos é enorme para essas empresas, mas se o seu negócio não permitir isso, considere implementar o home office em finais de semana ou em outros dias em que a demanda permitir. Identifique as tarefas que podem ser executadas a distância (pela Internet), como a contabilidade, e comece aos poucos.

5. Automatize processos

A automatização de processos contribui diretamente para a redução de gastos, agregando precisão aos procedimentos, o que diminui o desperdício de recursos. Além disso, permite economizar tempo, já que o índice de retrabalho por falhas humanas deve cair consideravelmente.

É bom lembrar que reduzir custos de uma empresa vai muito além das estratégias, exigindo também envolvimento e empenho de todos. Aproveite essas dicas e dê uma nova injeção de ânimo nas contas da empresa.

E você? Como controla os custos e despesas do negócio? Conte-nos deixando o seu comentário abaixo!

Escreva um comentário

Share This