Cobrança de roaming, saiba como fazer uma auditoria - Blog da Deet

Você, gestor de telefonia, precisa entender como acontece a cobrança de roaming nas operadoras, e ponto final! Garantimos que sua chefia vai agradecer.

Quando você contrata o serviço de roaming é possível que você não compreenda todas as implicações desta contratação. Consequentemente os colaboradores da empresa podem ter um alto custo para uma viagem que pode ser evitado.

Acreditamos que com algumas ações, é possível ter uma gestão de telefonia mais adequada sobre este cenário. Neste artigo vamos te dar algumas dicas para que você consiga identificar essas informações facilmente e gerenciar as tarifas cobradas.

Lembre o que é roaming e seus detalhes

Para auxiliar nossos leitores, criamos um artigo falando tudo o que você precisa saber sobre roaming, então, se não leu, dá uma olhada lá que é interessante para complementar este conteúdo que está lendo.

O recomendado

Na maioria das vezes, contratar um pacote de roaming é aconselhável para definir o uso do colaborador que vai viajar. Isso simplifica para analisar as cobranças em fatura.

Assim você terá apenas uma cobrança e várias utilizações, o que facilita a gestão financeira dos recursos utilizados.

Para o gestor, também fica mais fácil projetar e aprovar um custo futuro da viagem a ser realizada e não ter surpresa na fatura.

Porém, nem todas as empresas possuem uma equipe de gestão da telefonia e outras áreas podem auxiliar. Por isso, criamos um artigo para que entenda o papel do profissional de RH na gestão de telefonia, pois é uma das áreas que pode ajudar.

Uma dica importante: sua fatura precisa vir detalhada para conseguir fazer uma boa auditoria. Se não está, peça a sua operadora.

O que pode ser cobrado e como é a cobrança de roaming?

Quando não tiver um pacote, serão cobradas as tarifas que cada operadora define para receber ou fazer as ligações, assim como o envio ou recebimento de sms e o tráfego de dados na internet e outros serviços.

Existe uma taxa intitulada AD, Adicional por Chamada, por ligação realizada ou recebida além da tarifa do roaming. Este é um valor fixo onde a maioria das operadoras não cobra.

As chamadas originadas, acesso a internet e outros serviços podem ter uma tarifa diferente para cada destino. Deste modo, os pacotes de roaming das operadoras que podem variar conforme país ou cidade visitada.

Algumas operadoras cobram pelas chamadas e sms recebidas, então não pense que se algum colaborador viajar e não fazer o uso ativo de ligações ou sms vai fazer com que não pague nada por viajar com seu número.

Como fazer uma auditoria da cobrança de roaming em quatro passos?

Sabemos da importância em confirmar se estamos pagando exatamente o que devemos, então uma auditoria sempre é bem vinda. Principalmente, quando uma das maiores reclamações contra as operadoras é de cobrança indevida em telefonia.

Considerando que você já está com a fatura em mãos ou no computador para fazer esta validação, vamos aos passos.

Passo 1: Crie uma planilha

Coloca lá uma coluna com a descrição do que foi contratado, colocando uma linha para cada serviço, por exemplo: uma linha com o pacote de roaming; uma ligação local em viagem; uma ligação interurbana em viagem; uma ligação internacional em viagem.

Na segunda coluna, coloca o valor ou tarifa de cada serviço informado na primeira coluna.

Assim teremos a tabela comparativa para sabermos o que você contratou e depois comparar com o que foi cobrado.

Passo 2: Página com o resumo das cobranças

Nela, observe a existência dos pacotes contratados e da cobrança realizada de forma avulsa.

Cada operadora trabalha com uma descrição e terminologia, mas é preciso atentar nesta parte para já observar rapidamente se existe uma cobrança indevida.

Dependendo do que foi contratado, apenas olhando você consegue saber se a cobrança foi correta se contratou pacotes e que os valores sejam os mesmos que contratou.

Porém se tiver cobrança por ligações e serviços individuais, será necessário fazer uma análise mais detalhada.

Passo 3: Ir no detalhamento da fatura

Você precisa buscar na fatura as linhas que utilizaram o serviço para identificar o tipo de ligação realizada, de onde para onde, a duração, o valor cobrado e a tarifa praticada.

Se a operadora não informar a tarifa praticada, você pode dividir a tarifa pelo tempo de duração para ter o valor.

Ai, você coloca essa lista na planilha que criou com as tarifas para comparar os valores cobrados e comparar com as ligações, mensagens de texto, internet e outros serviços.

Passo 4: Validar ou contestar

Após esta análise, você terá embasamento para ter a certeza se a fatura veio com a cobrança de roaming correta ou errada.

Se correto, pague a fatura. Se errado, abra uma contestação junto a operadora.

Concluindo o processo

Pronto, agora você já sabe o que fazer antes e depois da viagem de algum colaborador e sabe como fazer uma boa auditoria da cobrança de roaming na fatura da sua organização.

Se precisar de uma gestão de telefonia estruturada, faça contato com a gente que teremos prazer em ajudar sua empresa. Temos uma metodologia exclusiva na gestão de telefonia e otimização dos custos, além de outros diferenciais.

Fique de olho em nossos conteúdos, curta nossas redes sociais, se inscreva em nossa Newsletter e navegue pelos nossos conteúdos.

Escreva um comentário

Share This