O telefone é um meio de comunicação indispensável à sociedade, e isso não se deve apenas a finalidade de realizar chamadas. Mas apesar do seu uso intenso, os serviços telefonia oferecidos, muitas vezes, deixam a desejar. A grande questão é que as pessoas, por não terem hábito ou até mesmo pela falta de conhecimento, deixam de abrir uma reclamação na Anatel e continuam reféns da falta de empenho das operadoras.
Pensando nisso, elaboramos um post para você entenda, de uma vez por todas, como registar a sua queixa da forma correta e fazer valer os seus direitos de consumidor. Siga a leitura e confira!
Qual a importância de contar com o auxílio da Agência Reguladora?
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão governamental responsável por regulamentar os serviços de telecomunicações no país, exercendo, portanto, o importante papel de fiscalizar a atuação das empresas atuantes neste mercado, bem como impor sanções àquelas que desrespeitam as normas legais e consumidores.
A finalidade da Anatel é zelar pela qualidade das operações de telefonia e internet — impedir que as prestadoras desse tipo de serviços cometam abusos. Por esse motivo, aqueles que tiverem suas prerrogativas lesadas devem recorrer a agência para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
E devido a esse poder, quando a Anatel está envolvida, as operadoras geralmente se mostram bastante dispostas a resolver o impasse o mais rápido possível.
Como abrir uma reclamação na Anatel?
Antes de registrar a sua reclamação, é fundamental que o consumidor faça contato com a sua operadora a fim de:
- relatar o problema ocorrido;
- obter o número do protocolo de atendimento.
Então, caso a solicitação não venha a ser atendida, o interessado deve reivindicar diretamente na Agência Reguladora, utilizando um dos seus canais de comunicação. Nesse momento, é importante ter em mãos o número de protocolo referente a solicitação perante a operadora, bem como documentos pessoais do titular da conta.
Na hipótese do procedimento ser realizado por uma terceira pessoa, este deve possuir uma procuração para agir em nome do reclamante titular. Lembrando que, a reclamação é a oportunidade que o cliente tem para relatar de forma clara e objetiva — o transtorno pelo qual vem passando, devido má prestação do serviço.
Formalizada essa fase, a empresa tem um prazo de cinco dias para dar um retorno ao consumidor. Caso contrário, o reclamante pode contatar a Anatel novamente, e não havendo solução eficaz, o cliente tem 15 dias para reabrir a reclamação original.
Como estão os números das reclamações e registros na Anatel
Criamos um artigo para falar exatamente disso, dos números. Abrir uma reclamação na Anatel tem impacto nas operadoras. Isso faz com que a maioria dos registros tenham uma solução satisfatória para o cliente.
Confira o artigo “Registros e reclamações na Anatel contra as operadoras” e veja todas as informações dos registros.
Entenda que sua abertura de registro serve para avaliar, também, o nível de atendimento das operadoras. Os problemas pontuais são visíveis, mas os constantes precisam de tanta atenção quanto. Com a visão dos números é possível compreender as reclamações mais realizadas, por onde são feitas e diversas outras informações.
Quais os canais de comunicação disponíveis?
Denunciar sua operadora de telefonia é um procedimento simples e pode ser feito por meio de 4 canais de comunicação:
- telefone — ligação gratuita pelos números 1331 ou 1332 (destinado a portadores de deficiência);
- internet — acessando endereço eletrônico (site da Anatel), alternativa em que exige o cadastro do consumidor no sistema;
- atendimento presencial;
- aplicativo — modalidade gratuita e disponível para sistemas Android, iOS e Windows Phone.
O aplicativo da Anatel é uma forma muito simples e ágil. Ele permite o registro das suas reclamações, maior facilidade em acompanhar todo procedimento e tirar dúvidas.. Características que tornam a ferramenta bem interessante.
Você pode utilizar qualquer um destes meios para registrar sua demanda, escolha a que seja mais prática para que não perca tempo. Tempo é algo fundamental que você não deve perder, então escolha bem a forma que fará o contato.
Lembre de ter todas as informações necessárias do seu caso para repassar a Anatel, quando mais informações melhor.
O que você leva de informações para abrir uma reclamação na Anatel
Abrir uma reclamação na Anatel é um passo decisivo não somente para resolver questões individuais, mas que contribui para melhoria do setor de telecomunicações de maneira geral. Dessa forma, quanto mais os seus destinatários estiverem educados quanto a relevância de exigir um atendimento satisfatório, assim como denunciar a má-fé e falhas das operadoras, maiores serão o compromisso e o respeito dessas empresas.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe como reivindicar os seus direitos é significativo para a qualidade desse tipo de serviço. Aproveite para divulgar essa informação, compartilhe o post nas suas redes sociais.
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