Internet das coisas: quais são seus impactos na telefonia? - Blog da Deet

A tecnologia se tornou uma das principais aliadas no mundo dos negócios, a medida em que possibilitou aos diversos tipos de empreendimentos um aumento de performance em todas as etapas de produção ou prestação de serviços.

Nesse contexto de inovações, a Internet das Coisas é uma tendência que chegou para mudar o nosso estilo de vida e trabalho.

Mas o que exatamente é a Internet das Coisas e quais os impactos podemos esperar desse novo conceito? Confira no post de hoje tudo o que você precisa saber a respeito dessa promessa que já vem ganhando contornos reais. Boa Leitura!

O que é e para que serve a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas origina-se da expressão inglesa “Internet of Things” (IoT), implicando em uma proposta bastante inovadora de transformação digital. Seu objetivo é conectar os mais variados objetos com a internet, em outras palavras, ela visa unir cada vez mais o mundo virtual com o físico.

Imagine uma geladeira, um carro ou uma máquina qualquer que se comunique com a realidade virtual para fornecer informações em tempo real sobre:

  • o trânsito;
  • o número de vagas disponíveis em um estacionamento;
  • os alimentos que estão em falta no seu refrigerador, e assim por diante.

A ideia é que sensores inteligentes e softwares transmitam dados para a rede, e apresentem soluções inteligentes, a fim de trazer mais conforto e produtividade ao nosso dia a dia.

De que forma ela impacta a telefonia?

Exige uma infraestrutura

O funcionamento da Internet das Coisas implica em um imenso volume de dados produzidos e acessados por empresas e os usuários.

Logo, para manter uma interatividade eficiente, é preciso ter a infraestrutura adequada para suportar essa nova rede dispositivos conectados. Por isso, é fundamental investir em alguns itens como:

  • conexão de alta velocidade;
  • computação na nuvem;
  • mecanismos de autenticação e criptografia, dentre outros.

Necessita de treinamentos

O uso de novas tecnologias impõe que diferentes habilidades sejam desenvolvidas. No caso da IoT, é necessário que tanto os profissionais de TI dominem a tecnologia, como também os usuários recebam um treinamento adequado para usufruir de todos os seus benefícios.

No ambiente das empresas de telefonia, a aquisição de conhecimento será igualmente importante ao gestor, para empregar os recursos que melhor se encaixam ao perfil da organização, e também aos seus colaboradores, para saberem lidar com as novas ferramentas de trabalho.

Pede melhora de performance

A implementação da internet das coisas tem um grande potencial para trazer agilidade e uma melhora na execução de todos os processos internos da sua empresa.

Você conseguirá gerenciar de forma mais eficaz — o seu estoque, o cumprimento dos prazos, os índices de produtividade. Enfim, ela permite ao gestor ter uma ampla visão sobre o seu empreendimento, em tempo real, e isso sem dúvidas facilita as tomadas de decisões.

Exige maior segurança dos dados

A IoT representa, acima de tudo, uma intensa troca de informações na rede, e a partir desse funcionamento, surge uma questão bastante delicada, que é a proteção dos dados.

Imagine uma empresa ser hackeada pelo seu principal concorrente e ter informações confidenciais vazadas; um acontecimento terrível, não é mesmo?

Por essa razão, o fator segurança deve estar entre os pilares da estruturação desse tipo de tecnologia em uma empresa. Antes de colocá-la em prática, é preciso ter estratégias robustas que impeçam o acesso de pessoas estranhas aos dados.

Não resta dúvidas de que a Internet das Coisas pode gerar inúmeros benefícios a um empreendimento. Com tantos objetos conectados, as empresas podem, por exemplo, mapear de forma mais precisa a sua necessidade de consumo dos serviços de telefonia, para o desenvolvimento de ações de marketing e pós-venda, e assim identificar o plano de melhor custo-benefício.

Gostou do artigo? Então, para ficar por dentro de outras novidades como esta, curta nossa página no Facebook!

Escreva um comentário

Share This