Cuidados essenciais que você deve ter para a segurança mobile - Blog da Deet

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial cuidar da segurança mobile no meio corporativo ou na vida pessoal. Afinal, o uso do celular para diversas resoluções — que vão desde pagar contas até armazenar dados sigilosos — é muito comum.

E se você perder seu dispositivo? Ou, ainda pior, se alguém conseguir acessá-lo de modo remoto? Muitos problemas vão surgir, não é mesmo? Para evitá-los, é preciso adotar algumas medidas de proteção.

Por isso, reunimos neste post 5 cuidados essenciais que você deve ter para a segurança mobile. Acompanhe!

1. Aplique senhas seguras

O primeiro passo para manter o seu dispositivo móvel protegido é por meio de senhas seguras. Há opções de desenhos de pontos, números e letras. Embora a primeira seja uma das mais utilizadas, está também entre as mais comuns e fáceis de serem descobertas.

Por isso, o ideal é definir uma senha alfanumérica. Os celulares com sistema operacional IOS, por exemplo, permitem senhas de até seis números ou compostas por uma série de letras. Embora faça com que você leve mais tempo para desbloquear o celular, é a opção mais segura. Também vale sempre alterar a senha de tempos em tempos.

2. Tenha cuidado com o Wi-Fi público

Hoje há muitos lugares que oferecem Wi-Fi, principalmente locais públicos. Apesar de ser uma opção rápida para se conectar, ela facilita o trabalho de criminosos que têm a intenção de acessar seus dados. Por isso, evite ao máximo se conectar em redes públicas e desconhecidas.

Se, por acaso, necessitar do Wi-Fi público para responder ao e-mail de algum cliente, por exemplo, tome alguns cuidados: desative a função de compartilhamento de dados, nunca faça transações online e não acesse sua conta bancária.

3. Atualize constantemente seu dispositivo

Quando falamos sobre segurança mobile, atualizar é preciso! Muitas vezes, é um processo demorado e que algumas pessoas adiam. No entanto, essa é uma forma de garantir que o seu dispositivo receberá os pacotes recentes que as empresas oferecem, incluindo os serviços de segurança do software.

Então, sempre que uma nova atualização surgir, programe-se para realizá-la quanto antes. Não se trata de uma questão estética, mas sim de cuidado com os seus dados e, em caso de celular corporativo, com os dados dos clientes e da empresa.

4. Realize o backup dos dados

Imagine a seguinte situação: é sábado, você decide ir à piscina, entra na água e percebe que esqueceu de tirar o celular do bolso. E agora? Sente um alívio porque sabe que sempre faz o backup ou entra em pânico por ter perdido todas as informações?

Apesar de ser apenas um exemplo, não podemos deixar de considerá-lo. Afinal, acidentes acontecem. Também precisamos ter em mente que o celular pode ser furtado ou ter problemas com o sistema operacional. Logo, a formatação é necessária. E para garantir que todos os seus dados estão a salvo, ter o hábito de fazer o backup é essencial. Há diversos aplicativos que armazenam as informações na nuvem, mas você tem a opção de transferir tudo para o seu computador ou pendrive, por exemplo.

5. Baixe aplicativos que utilizam criptografia

Quem usa muito o celular no dia a dia costuma enviar e receber centenas de mensagens, vídeos, imagens e outros arquivos por meio de aplicativos. Nesse caso, instale apenas ferramentas que usam criptografia de ponta como padrão. A criptografia garante que os dados fiquem disponíveis apenas para o remetente e destinatário. Nesses casos, por mais que alguém tente interceptar a conversa, não conseguirá decifrar o conteúdo que foi enviado e recebido.

Fechando sobre a segurança mobile

Como vimos, atentar para a segurança mobile é extremamente importante. Esse cuidado evita uma série de problemas e garante que todos os dados e informações armazenadas no dispositivo móvel estejam devidamente protegidas.

Gostou de conhecer mais sobre a segurança mobile? Já aplicou em sua empresa? Aproveite a visita em nosso blog e confira dicas práticas para reduzir custos em telefonia!

Escreva um comentário

Share This