É um roaming internacional, este, chamado de roaming aéreo, que é utilizado a bordo de aeronaves. Oferecido em algumas viagens para clientes de determinadas companhias aéreas e operadoras de telefonia.
Mesmo que esteja viajando dentro do Brasil, lembre-se, de colocar o telefone em modo avião porque você pode ter cobrança de roaming internacional se estiver em uma aeronave com o serviço ativo e utilizá-lo.
Vamos ver algumas informações interessantes deste serviço neste artigo com o objetivo de facilitar a vida de quem viaja. O gestor de telefonia, deve ficar atento, para repassar as informações aos colaboradores da empresa que viajam.
Lembre o que é roaming e seus detalhes
Para auxiliar nossos leitores, criamos um artigo falando tudo o que você precisa saber sobre roaming, então, se não leu, dá uma olhada lá que é interessante para complementar este conteúdo que está lendo.
Como é realizada a transmissão dos dados?
Via satélite, esta é a forma de comunicação com das operadoras para o restante do mundo atualmente. Todo o tráfego de informação é seguro no roaming aéreo.
Existe uma antena no avião para esta função, nas aeronaves com a disponibilidade do serviço.
Companhias aéreas que oferecem o serviço
Algumas companhias com rotas no Brasil oferecerem o serviço, porém é mais utilizado em viagens internacionais do que nas nacionais.
É preciso que o viajante consulte a disponibilidade da utilização do serviço antes do embarque. Nas operadoras, é possível que existam pacotes apenas para o roaming aéreo ou em conjunto com o roaming internacional.
Quais são as operadoras que atuam no setor de aviação?
Se algum colaborador da empresa fizer uma viagem e precisar deste serviço, consequentemente vai utilizar uma dessas operadoras que vamos citar, ao utilizara o roaming aéreo.
A AeroMobile foi fundada em 2008, fazendo parte do Grupo Panasonic, tem base no Reino Unido fornecendo tecnologia e serviços em todo o mundo.
No site da AeroMobile, essas são as companhias em que estão em operação: Aer Lingus, Air France, Air Berlin, Air Seychelles, Air Serbia, Alitalia, Cathay Pacific, Emirates, Etihad, Eurowings, EVA Air, KLM, Kuwait Airways, Lufthansa, Malindo Air., Singapore Airlines, SWISS, Turkish Airlines e Virgin Atlantic.
A SITAOnAir, é uma subsidiária da SITA, incorporada em 2005, formando a marca SITAOnAir em 2015 junto com a OnAir como parte do Grupo SITA. Também com atuação mundial.
No site da SITAOnAir, é possível ver as companhias aéreas que trabalham: Aeroflot; Aerolíneas Argentinas; AirAsia; Ana (All Nippon Airways); Azerbaijan Airlines; Azul; Air France; British Airways; Cebu Pacific; EgyptAir; Emirates; Etihad Airways; Hong Kong Airlines; Iberia; Latam; Libyan Airlines; Oman Air; Philippine Airlines; Qatar Airways; Royal Brunei Airline; Royal Jordanian; Saudia; Singapore Airlines; Thai Airways e Vistara.
Dicas práticas para o uso do roaming aéreo
Você como gestor de telefonia ou usuário do serviço, deve ter em mente alguns pontos que vamos informar, antes da viagem.
Consulte sua operadora de telefonia
Faça contato para confirmar as tarifas, pacotes de roaming internacional disponíveis, ativar o serviço, verificar a operadora que vai utilizar e se seu aparelho é compatível.
Consulte sua companhia aérea
Mesmo que sua operadora informe a disponibilidade para determinada companhia, é possível que o serviço não esteja disponível na aeronave que vai embarcar ou no trajeto que fará.
Fazendo isso, terá certeza da disponibilidade do serviço para não contratar um pacote e depois não conseguir utilizar.
Confirme a compatibilidade do seu aparelho
Veja a frequência que será utilizada pela operadora que você vai utilizar no trajeto para que confirme se o aparelho irá servir corretamente.
É interessante que veja antes de viajar como configurar manualmente a rede do seu equipamento, caso precise fazer a bordo.
Acesse o site da operadora que vai utilizar
É interessante acessar, pois é possível ver o passo a passo da instalação. Algumas, mostram dicas de uso sobre a rede e informações de utilização dos recursos bem úteis.
Encerrando
Desejamos que estas informações sejam úteis aos gestores e viajantes que usam o roaming aéreo.
Mas, se após o voo estiver ainda em roaming, indicamos que veja nossos demais conteúdos que falam sobre roaming que comentamos no início deste artigo. E para a equipe da gestão de telefonia, indicamos a leitura do artigo “Maturidade na gestão telefônica: por que é preciso entender?”.
No mais, boa viagem aos usuários do roaming aéreo.