Você sabe o que é ROI? E ROI em telefonia? Se valer dessa técnica pode reduzir custos, otimizar os investimentos e qualificar a estratégia da sua empresa, motivando a equipe e tornando as metas mais palpáveis, por exemplo.
No inglês, ROI significa Return on Investment, ou seja, retorno sobre investimento. Essa definição consiste no estabelecimento de uma relação entre o dinheiro economizado, ganho ou perdido comparando aos investimentos da organização.
Esta técnica é usada há bastante tempo. Existem publicações da década de 20 citando o ROI como medida para conhecer a fundo o investimento de capital. Ficou interessado? Continue lendo e descubra como o ROI em telefonia é capaz de cooperar na evolução da sua companhia!
Qual a importância do ROI em telefonia?
A análise de retorno de investimento é fundamental para a continuidade da empresa. Segundo Jack Phillips, autor de um livro relacionado a esse segmento, quando se trata do futuro, deve-se ter em volta processos que avaliem o desempenho. As corporações têm necessidade de processos bem estruturados e sistematizados, que concedam e viabilizem essa dita avaliação do gerenciamento.
No mundo em que vivemos, os serviços de telefonia são essenciais: por meio deles, as organizações garantem um atendimento mais eficiente ao cliente. No entanto, para obter as ferramentas, equipes e softwares adequados, investir um bom dinheiro figura como elemento primordial.
Como calcular o retorno do investimento?
Calcular o ROI é uma tarefa prática. Este cálculo pode sofrer pequenas alterações de acordo com o contexto mas, de modo simples, acontece pela seguinte equação: (lucro ou economia gerada pelo investimento – custo do investimento) / custo do investimento. A seguir, listamos exemplos em situações diferentes de como aplicar a técnica.
Exemplo de ROI – 1
Certa empresa tem um custo de R$ 10.000 em telefonia e reduz o valor em 20%, chegando a R$ 8.000. Entretanto, não faz investimentos nem contrata uma corporação especializada, usando a própria equipe atual. A economia gerada é de R$ 1.454,55 ao mês, R$ 17.454,60 ao ano e próximo de R$ 34.909,20 em dois anos. O ROI é de 266,67%.
O salário médio de um profissional mais encargos gira em torno de R$ 5.000. Vamos considerar ainda que o colaborador gasta 24 horas úteis para realizar todas as ações, com um custo de hora por R$ 22,72 * 24 = R$ 545,28.
Exemplo de ROI – 2
Uma companhia tem o mesmo custo de R$ 10.000 em telefonia e alcança uma diminuição de 40%, atingindo R$ 6.000. Porém, contratou uma empresa especializada para isso com o custo mensal de R$ 800 para este resultado. A economia gerada é de R$ 3.200 ao mês, R$ 38.400 ao ano e próximo de R$ 76.800 em dois anos. O ROI é de 400%.
O ROI ideal em telefonia
O ROI precisa calcular o valor de todos os serviços e atividades gastos para chegar ao custo total. O ideal em telefonia é que o ROI fique acima de duas vezes ou 200% junto com a análise da economia obtida.
Viu como o ROI em telefonia pode ser útil para sua empresa? Trata-se de uma técnica antiga, mas útil até hoje. Com as informações obtidas nesse processo, facilita-se o planejamento em busca de um crescimento factível, atraindo novos investidores.
Agora que sabe calcular o ROI, descubra quanto ganhou com seus investimentos: deixe um comentário no post contando sobre como essa técnica pode ser aplicada no seu contexto!