Ligação local ou VC1: entenda o que é e suas áreas - Blog da Deet

Já parou para pensar nos tipos de chamadas de telefonia? Possivelmente você usa os recursos e não tem pleno conhecimento do que acontece por trás da sua ligação ou da ligação dos colaboradores da empresa. Assim, vamos entender um pouco do que é uma ligação local ou VC1, que é o termo técnico deste tipo de chamada.

Vamos abordar as classificações das chamadas, em especial a ligação local e suas formas que podem ser na mesma cidade ou no mesmo estado ou em viagem. Você vai ler este artigo e compreender tudo o que precisa para o seu dia a dia sobre ligação local para utilizar este conhecimento em diversas situações.

Como foram classificados os tipos de chamada?

No início das telecomunicações, foi definido que a distância entre as pessoas teria um custo maior para a operadora para a utilização dos seus recursos. Pois, uma pessoa que faz uma ligação para uma pessoa da mesma cidade não deveria pagar o mesmo valor para uma pessoa que faz uma liação para outra que esteja muito distante.

Desta forma, foram criados os tipos de chamada. Para você entender melhor, fizemos o artigo quais os significados dos tipos de chamadas VC1, VC2 e VC3?

O que é determinado pela Anatel?

É definido através da Anatel que a ligação local ou chamada local, VC1 (valor de comunicação 1), é originada de um telefone fixo ou móvel destinada para um outro telefone fixo ou móvel. Porém, para a mesma área de registro.

Na telefonia móvel, a área de registro é o DDD do estado.  Na telefonia fixa, a área de numeração é compreendida pelo conjunto de áreas locais no mesmo DDD.

Resolução nº 666 da Anatel

Veja, no final deste artigo as áreas locais consideradas como regiões metropolitanas atualizadas na resolução nº 666 da Anatel em maio de 2016 na telefonia fixa e a abrangência dos DDDs na telefonia móvel.

Ligação local na mesma cidade

É o conceito mais básico e fácil para se compreender, quando uma pessoa liga para outra e está na mesma cidade. Como a utilização dos recursos da operadora é curto, fica mais fácil transmitir a comunicação.

Na telefonia fixa, a área local é diferente da telefonia móvel como vamos te falar no final deste artigo com as áreas locais. Porém, entenda que a área local da telefonia fixa para fazer uma ligação local pode ser entre municípios de uma região metropolitana ou uma região integrada definido pelo Governo e a Anatel.

Ligação local no mesmo estado

É a mesma estrutura para fazer a chamada, porém aqui é utilizado para distâncias maiores do que a cidade atual ou vizinha. Cada estado possui seus limites territoriais entre os DDDs para a telefonia móvel e áreas locais da telefonia fixa.

Pensando na telefonia móvel, é mais fácil descobrir, toda ligação para o mesmo DDD é considerada uma ligação local dentro do estado, mesmo que as cidades estejam muito distantes.

Já na telefonia fixa é mais comum ver a falta de conhecimento dos clientes sobre isso. Então, saiba que a ligação local é na região metropolitana ou nos municípios próximos. Mesmo ligando para cidades com o mesmo DDD, mas que estejam mais distantes da região metropolitana, é possível que não seja uma ligação local, mas já considerada uma ligação interurbana regional ou VC2.

Ligação local em viagem

Quando uma pessoa viaja com o celular ela adquire o DDD do local visitado para realizar ligações e com isso pode fazer uma ligação local em viagem, ou em roaming. Assim é melhor para o usuário, pois a estrutura da operadora que será utilizada também tem um percurso menor e não será tão longa.

Exemplo: se você ou um colaborador da empresa tem uma linha com o DDD 11, de São Paulo, e viajou para o Rio de Janeiro, DDD 21. Poderá realizar ligações para o Rio como uma ligação local em viagem no mesmo DDD 21.

Cada operadora tem seus serviços, então, é preciso saber se esse tipo de chamada faz parte do pacote contratado ou se será um custo extra. Normalmente os planos empresariais deixam as ligações locais em viagem dentro do pacote contratado ou dos minutos locais das linhas.

Ligação local a cobrar

Esse é um calo de cobranças que podem ser evitadas e a maioria dos usuários não utilizam da melhor forma. Toda ligação recebida a cobrar é cobrada como extra e com isso não sai do pacote de minutos ou da composição de plano que as linhas possuem.

Mas, é uma funcionalidade que pode ser utilizada na questão de realizar ou receber ligação local quando não tiver créditos suficientes ou se for uma ligação pessoal.

Como é a cobrança e tarifação da ligação local?

A cobrança da ligação local é feita de acordo com o tempo da chamada, vamos pontuar:

  • os três primeiros segundos não são cobrados;
  • o consumo de entre três e trinta segundos tem a cobrança de trinta segundos;
  • de seis em seis segundos é a cobrança após os trinta primeiros segundos da ligação.

Desta forma, sua empresa assinou um contrato em que existe o valor do minuto, caso não seja um plano ilimitado, sobre o plano contratado. Para saber o valor de cada fração é preciso realizar uma regra de três para facilitar a auditoria das cobranças realizadas.

Se você quer saber mais sobre auditoria para uma ligação local, dê uma lida no artigo “Auditoria de faturas: como ela pode ajudar sua empresa?“.

Áreas locais da telefonia fixa e móvel

As áreas locais de telefonia fixa são as consideradas como regiões metropolitanas definidas pelo Governo e pela Anatel. Para saber a numeração exata do DDD do seu município ou de onde irá, em caso de viagem, acesse o Mapa Interativo da Anatel que contém a lista dos estados e um arquivo digital para cada estado.

Dentro da área local de cada região metropolitana cada chamada deve funcionar como uma ligação local na telefonia fixa. Na telefonia móvel, a ligação local é entre números do mesmo DDD.

Fizemos este artigo especialmente para falar de todas as regiões metropolitanas e DDDs do nosso Brasil, . Leia para saber mais sobre as áreas locais e complemente o conhecimento sobre a ligação local.

Concluindo as informações sobre a ligação local

Agora você consegue saber todas vertentes de uma ligação local para você utilizar estes conhecimentos no dia a dia da sua empresa e do seu telefone fixo ou celular. Com as regiões metropolitanas, fica mais fácil compreender como é a estrutura da telefonia fixa nestas regiões.

Lembre, na telefonia móvel o DDD define sua área de habilitação, sua origem e com isso é sua área local. Mas, em viagem essa área muda para fazer ligações.

Se tiver qualquer dúvida sobre a telefonia, fale conosco, poderemos te dar as informações que precisa, ou dê uma olhada no nosso blog para ver se já falamos sobre o assunto que procura.

Escreva um comentário

Share This