O ambiente corporativo conta com diversos recursos focados em melhorar a produtividade dos colaboradores e os serviços prestados aos clientes. As ferramentas, os aplicativos, os aparelhos de telefonia e até mesmo alguns materiais específicos fazem parte dos custos operacionais.
No entanto, apesar de serem essenciais, precisam ser geridos com responsabilidade. Afinal, o uso desenfreado faz com que muitos donos de empresas percam dinheiro. Quando o assunto é a redução de custos, não há como não citar os dados móveis. Isso porque o acesso à internet é primordial e necessário, mas nem sempre recebe a devida atenção.
Pensando nisso, reunimos neste post 5 dicas para reduzir o consumo dos dados móveis e, assim, investir em outras áreas da empresa. Confira!
1. Evite usar redes sociais que interferem no trabalho
Ficar alguns minutos ou horas navegando pelas redes sociais faz parte da rotina de muitas pessoas. Contudo, se a empresa não necessita de alguém que cuide de suas páginas online, checar as redes sociais apenas por lazer pode gerar custos com dados móveis.
O ideal é orientar os colaboradores sobre esse desperdício. Enfatize que economizar nesse aspecto significa investir em áreas da empresa que precisam ser melhoradas ou, até mesmo, em benefícios para os próprios funcionários, como eventos, treinamentos, etc.
2. Ative a economia de dados do Chrome
O Chrome é um navegador para smartphones e tem um recurso ótimo para a redução dos dados móveis. Quem tem o hábito de sempre acessar a internet pelo celular, pode ativar a economia de dados.
Basta clicar no ícone do navegador, depois em “configurações” e, em seguida, clicar em “economia de dados”. Pronto! As páginas carregarão mais rápido, sem necessitar gastar muito a internet.
3. Desative downloads automáticos do WhatsApp
Muitas empresas usam o WhatsApp para se comunicar com clientes de forma mais rápida e próxima. Acontece que o aplicativo tem um campo que faz downloads de arquivos recebidos de forma automática.
Logo, os dados móveis são utilizados sem necessidade, gerando gastos na conta. Vá até a configuração do aplicativo e desative a opção “download automático”. Assim, só será possível baixar aquilo que realmente convém.
4. Utilize o máximo de redes Wi-Fi disponíveis e confiáveis
Outra forma de economizar a internet móvel é utilizando o Wi-Fi, sempre que possível. Hoje em dia, há diversos lugares que disponibilizam gratuitamente o Wi-Fi, basta solicitar a senha. Aproveite os eventos e as reuniões externas para economizar a internet.
No entanto, não é seguro se conectar em qualquer rede Wi-Fi, por conta do roubo de informações. Procure fazer isso somente em locais que você conhece. Evite os espaços públicos.
5. Desligue a internet no final do expediente
Apesar de parecer óbvio, não é comum que os colaboradores e os profissionais responsáveis pelo celular corporativo desliguem os dados móveis no final do expediente. Consequentemente, a internet é consumida.
Para evitar, é só ir em “Configurações”, depois em “Uso de dados” e desativar a opção “Dados Móveis”, no Android. Já no iOS, é preciso ir em “Ajustes” e selecionar “Desativar os dados de celular”. Ainda em “Configurações” é possível escolher quais aplicativos podem usar a internet 3G, tanto no Android quanto no iOS.
Vamos colocar em prática a redução do consumo de dados móveis?
Para colocar em prática as 5 dicas citadas, é importante envolver e engajar todos os colaboradores que usam o celular corporativo e, consequentemente, os dados móveis. Com todos conscientizados é muito mais fácil tornar esse processo um sucesso para o negócio!
E você, gostou das dicas citadas? Viu como é simples colocá-las em prática? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail!