Tudo o que você precisa saber sobre roaming - Blog da Deet

O conceito básico do roaming é usar o celular em outra rede, que não a de origem, ou seja, em viagem. Assim temos o roaming nacional e internacional.

Normalmente usamos esta função quando estamos em deslocamento e, por consequência, saímos da nossa área de habilitação.

Isso dá a possibilidade de usar o celular em outros lugares, de onde é possível realizar ou receber chamadas e utilizar outros serviços. O que foi um grande avanço tecnológico comparado ao telefone fixo que precisava de fios para funcionar.

Entenda o funcionamento

Esta função depende da sua linha e do seu aparelho celular, porém normalmente as operadoras deixam o roaming nacional pré-ativado na sua linha corporativa, ai falta apenas confirmar se o aparelho é compatível.

Para avaliar o aparelho você precisa saber a frequência da cidade que vai viajar.

No Brasil, todos os celulares vendidos tem a frequência do país, desta forma é possível viajar em qualquer cidade brasileira sem se preocupar com isso. Se for viajar para fora do Brasil, aí sim, vai precisar consultar a frequência para verificar a compatibilidade do equipamento com a rede do local visitado.

Algumas operadoras podem não atender clientes de determinada cidade com sua cobertura. Por conseguinte, é utilizado o roaming com outra operadora, mesmo no território brasileiro. Contudo, em sua maioria, as viagens no brasil são realizadas e o roaming acontece na mesma operadora do cliente.

Tecnicamente, usando o roaming com outra operadora

Veja o caminho que acontece quando você está em outra cidade, ao ligar o celular ou chegar no local:

  1. o celular capta a rede da outra operadora e manda suas informações;
  2. a operadora atual envia suas informações a operadora de origem;
  3. a operadora de origem retorna a operadora temporária com a autenticação do perfil com composição do plano e serviços do usuário;
  4. essa resposta chega ao celular e fica armazenado temporariamente na operadora em uso para que o usuário utilize seus recursos.

Isso tudo acontece de forma transparente para o usuário.

Conheça os tipos de roaming

Quando se fala em roaming, é bom conhecer os vários tipos que existem, pois provavelmente você os desconhece.

Os tipos são:

  • roaming nacional
  • roaming internacional
  • roaming de fronteira
  • roaming marítimo
  • roaming aéreo

Veja um pouco de cada um neste artigo e acesse os artigos em que falamos mais detalhes de cada para complementar seu conhecimento.

Roaming nacional

Serve para viagens nacionais onde pode ser uma viagem entre cidades do mesmo estado ou entre cidades de estados diferentes. Lembre que existem alguns estados com 2 ou mais DDDs e com a mudança de DDD ocorre o uso do roaming.

Criamos o artigo “Como usar o roaming nacional com bom senso?” para falar mais deste assunto.

Roaming internacional

Serve para viagens internacionais, logo, quando se sai do Brasil e vai para algum outro país, seja ele nas Américas ou para outros continentes.

Criamos o artigo “” para falar mais deste assunto. Além desse, criamos um artigo para facilitar a compreensão com “Alguns prós e contras do roaming nacional e internacional“.

Roaming de fronteira

É um tipo de roaming internacional, porém só acontece entre cidades próximas ou com economias complementares entre alguns países. Criamos o artigo “Roaming de fronteira ou roaming fronteiriço: o que é, como usar e acordos” para te explicar maiores detalhes.

Roaming marítimo

Pelo nome já se entende que é quando vai ao mar com o celular, sendo um tipo de roaming internacional. Criamos o artigo “Como usar o roaming marítimo em cruzeiros e navios” para falar mais deste assunto.

Roaming aéreo

Até viajando acima as nuvens é possível usar o celular, também sendo um tipo de roaming internacional. Criamos o artigo “Roaming aéreo: o que é, como usar e dicas” para falar mais deste assunto.

O que fazer antes da viagem?

Pensar no faturamento antes de ser cobrado é melhor do que depois de chegar uma baita conta alta, concorda? Melhor prevenir e fazer todos os passos corretamente para uma boa gestão de telefonia, caso não tenha uma equipe, veja alguns bons motivos para sua empresa investir na gestão de telecom.

Veja os pontos de observação antes da viagem que precisam de atenção.

Pegar as informações de tarifas e pacotes

Ligue para o atendimento da operadora ou envie um e-mail (se tiver este atendimento para sua empresa) e pegue todas as informações de tarifas para a viagem que vai acontecer.

É bom que tenha a informação de quais cidades serão visitadas para ter as tarifas da localidade, se não tiver essa informação o atendimento pode não conseguir lhe informar.

Lembrando que a maioria dos planos empresariais no Brasil fazem a isenção da cobrança de roaming nacional, porém, sempre é bom confirmar com o atendimento.

Verificar a compatibilidade do aparelho

Cada país tem suas particularidades e podem ter uma frequência diferente do Brasil, então você precisa consultar sua operadora antes para confirmar a frequência do local visitado.

No Brasil utilizamos a frequência 850/1900Mhz para os serviços de voz e internet, sendo 1900/2100Mhz quase que exclusivo para o 3G. Quando chegamos no 4G a frequência varia de 700/2500Mhz.

Anotar os protocolos de atendimento

Altamente importante em todo contato realizado com as operadoras. O gestor de telefonia precisa ter os protocolos sempre anotados para registrar suas ações.

Quando ligar para pedir as tarifas e para pedir a ativação do serviço, anotar o protocolo é primordial. Esse protocolo pode lhe ajudar depois a fazer alguma reclamação da conta, que está descrita nas ações pós viagem. E assegura que você já fez a ação.

Aprovação ao gestor

Depois de pegar todas as informações você deve repassar ao solicitante da demanda. Lembre-se de informar os dados ao colaborador que vai viajar para que fique ciente de todas as informações. Se ele usar errado, possivelmente vai culpar o gestor de telefonia que não deu as informações completas e corretas.

Se você já recebeu a aprovação do tipo, ativa o serviço independente do valor, você não vai precisar pedir aprovação e segue o fluxo seguinte.

Solicita a ativação do serviço

Depois de aprovado, é o momento de pedir a ativação do serviço com a operadora. Além disso, vale confirmar novamente todas as informações.

Confirmar a ativação do serviço

Solicitar novamente o mesmo serviço no dia seguinte para deixar o fluxo redundante e que você corrija a operadora. Em caso de falha, que seja da operadora e que você possa corrigir.

Pois vai sobrar pra você se o serviço não foi ativado, não é verdade? rsrsrs, não custa fazer novamente a solicitação e atestar que está tudo certo.

O que fazer depois da viagem?

Temos duas ações simples que devem acontecer e ser realizado pela pessoa que faz a gestão de telefonia.

Desativar o serviço se não for realizar uma nova viagem

A primeira ação é desativar o serviço para que não ocorram qualquer tipo de situação. Mesmo que o celular esteja na cidade de origem, é possível que pegue a cobertura de outra operadora, sem querer.

O que pode acontecer: você está andando na rua e automaticamente o celular pode perder a cobertura da operadora inicial e pegar o sinal de outra; em seguida é feita uma ligação normalmente. E pah! Vem uma fatura com a cobrança de outra operadora por uma ligação local.

Normalmente isso acontece sem o usuário saber. É bom desativar o serviço por segurança.

Fazer uma auditoria quando a fatura chegar

Para este ponto, criamos o artigo “Cobrança de roaming, saiba como fazer uma auditoria” que vai te dar todos os passos para te auxiliar.

Conclusão

É bom que conheça como funciona o roaming e os tipos existentes para que consiga fazer uma gestão de telefonia mais eficiente na sua empresa. Saber o que fazer antes e depois da viagem é primordial para uma boa utilização dos colaboradores da organização.

Além do que, você pode conhecer cada tipo de roaming detalhadamente e acessar todos os nossos artigos que vão te ajudar a fazer uma gestão de telefonia melhor.

Se gostou do conteúdo, compartilhe no Facebook e no Linkedin com profissionais que precisam desta informação.

Escreva um comentário

Share This